Blitz Amazônico
Amazonas

Idam inicia ação de crédito e regularização de CPP e CAF em Parintins, neste domingo

Neste domingo (14/04), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) dá início a uma ação de crédito rural e regularização de documentos voltados para pescadores artesanais agricultores familiares de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A atividade, que será realizada por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Parintins, acontece até o dia 26 de abril.

De acordo com o presidente do Idam, Vanderlei Alvino, a meta é atender o maior número possível de trabalhadores e, também, alinhar os projetos para que as linhas de crédito sejam entregues até o final do mês de junho, período no qual são realizados o Dia do Pescador (27 de junho) e o Festival de Parintins 2024 (28, 29 e 30 de junho).

“Serão quase duas semanas de muito trabalho e atendimentos. A expectativa é superar o montante de crédito concedido no ano passado, que foi de R$ 1,8 milhão, e proporcionar aos pescadores artesanais e agricultores familiares melhores condições de trabalho e meios de acesso à aquisição de equipamentos, insumos e custeio das atividades exercidas no município, que tem a agricultura e a pesca como principais fontes econômicas”, disse o diretor-presidente.

A gerente de Apoio à Pesca e Aquicultura (Geape) do Idam, Karen Alves, destaca que o Idam será o responsável pela elaboração dos projetos de crédito que, posteriormente, serão encaminhados à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). “A expectativa é grande e esperamos atender o maior número possível de trabalhadores, com o intuito de superar, também, a marca de projetos contabilizados em 2023, que foi 92”, disse a gerente.

Documentos necessários

Para solicitar o atendimento de crédito durante a ação, o pescador artesanal precisa apresentar RG; CPF; comprovante de residência; Certidão do Pescador Artesanal (RGP) atualizada; a proposta de aquisição de máquinas, equipamentos e apetrechos de pesca; e o cartão do banco (conta corrente).

E os agricultores familiares precisam ter em mãos o RG; CPF; comprovante de residência; cartão do Produtor Primário (CPP); Cadastro Nacional da Agricultura (CAF); Cadastro Ambiental Rural (CAR); e documento de propriedade.

Regularização

Somada à elaboração de crédito, de 14 a 26 de junho, o Idam também atuará, em Parintins, na regularização de pescadores artesanais e agricultores familiares. Para isso, serão disponibilizados serviços voltados para a emissão e renovação do Cartão do Produtor Primário (CPP), segundo o gerente de CPP do Idam, Sanderson Santana. Além disso, também serão ofertados serviços voltados ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

“Esta é uma ação realizada em prol do produtor rural e uma das documentações exigidas pela Afeam para a concessão do crédito é o CPP. Por isso, o serviço de emissão e renovação do CPP é indispensável para que o trabalhador tenha acesso às linhas de crédito e, assim, consiga fortalecer o próprio trabalho”, concluiu Santana.

Local

Os serviços de crédito e regularização de CPP acontecem de 14 a 26 de abril, na UnLoc Idam Parintins, localizada na avenida Nações Unidas, nº 2.636, Centro. Mais informações podem ser obtidas por meio do número (92) 98566-3830.

FOTOS: Arquivo/Idam

Post Relacionado

Defensoria abre processo seletivo para vagas de estágio de Graduação em Direito 

blitzamazonico

Vídeo impressionante mostra mulher agarrada ao capô de carro trafegando em alta velocidade no Bairro Adrianópolis

blitzamazonico

Garantido participa de missa à Nossa Senhora do Carmo para pedir benção ao 56º Festival Folclórico de Parintins

Patrick da Silva FARIAS