Blitz Amazônico
Amazonas

Hospital Delphina Aziz amplia uso do gás natural

Sistema de aquecimento de água a gás instalado em unidade do Complexo Hospitalar Zona Norte promove banhos mais confortáveis para os pacientes

Primeiro hospital da Região Norte a utilizar o gás natural (GN) canalizado distribuído pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), o Hospital Delphina Aziz ampliou o uso do combustível em suas operações. O GN, que já era empregado na cozinha e na lavanderia sob gestão da Opy Health, passou a ser utilizado também no sistema de aquecimento de água, implantado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). As duas instituições, que integram a parceria público-privada responsável pela gestão do complexo hospitalar, atuam de forma conjunta na administração da unidade.

O INDSH opera com foco em gestão médico-hospitalar de excelência, visa a promoção do bem-estar e da assistência humanizada aos pacientes. Com a nova implementação, o gás natural passa a ser responsável pelo aquecimento da água utilizada nos banhos dos pacientes e, também, no sistema de calefação do hospital.

Essa substituição de fonte energética proporciona benefícios para a gestão hospitalar e a infraestrutura da unidade. O diretor executivo do hospital, Cristian Tassi, ressalta a importância da iniciativa, destacando que a transição e a ampliação para o Gás Natural representam um avanço no uso do combustível por parte do hospital.

“A implantação do sistema de aquecimento de água movido a gás natural marca um avanço tecnológico expressivo, garantindo maior eficiência no uso de energia, redução na emissão de gases poluentes e menor dependência de fontes não renováveis. Essa modernização promove um consumo energético mais limpo e sustentável, alinhado às políticas ambientais e às metas de redução da pegada de carbono”, destaca o diretor executivo do hospital, Cristian Tassi.

O diretor Técnico-Comercial da Companhia, Clovis Correia, destaca a grande satisfação em ampliar o serviço público de distribuição de gás natural para o Hospital Delphina Aziz, uma das mais importantes unidades hospitalares do sistema público de saúde de nosso estado.

Conversão do hospital

O Hospital Delphina Aziz, em 2021, realizou a conversão para o gás natural fornecido pela Cigás. A principal vantagem dessa mudança foi a eliminação da logística associada ao gás liquefeito de petróleo (GLP), que dependia de caminhões-tanque. Com o gás natural, o hospital otimizou seu processo de abastecimento e obteve a melhoria na segurança de toda a unidade. O GN passou a ser utilizado nas áreas de cozinha e lavanderia do hospital, otimizando o processo de abastecimento e garantindo maior tranquilidade operacional.

A ligação foi facilitada pela ampla rede de distribuição da Cigás, que possui hoje mais de 350 quilômetros (km) e passa em frente ao hospital. Atualmente, são mais de 26 mil unidades consumidoras de gás contratadas pela Cigás. O objetivo da Companhia é superar, até 2029, a marca de 44 mil unidades consumidoras nos diversos segmentos como termelétrico, industrial, veicular, comercial e residencial.

Benefícios de uso do gás natural

O gás natural proporciona várias vantagens aos seus usuários. A principal é a economia em relação a combustíveis alternativos. Soma-se a isso a praticidade do fornecimento contínuo por uma rede subterrânea de gasodutos, a segurança aprimorada e a facilidade do pagamento ser realizado apenas após o consumo.

Post Relacionado

Garantia Safra: Sepror leva orientações sobre adesão ao programa em Manacapuru 

EDI FARIAS

Conselho de Regulação do Amazonas aprova procedimentos de penalidades do transporte rodoviário intermunicipal

EDI FARIAS

Com apoio do Governo do Estado,  37ª Exposição Agropecuária de Parintins inicia na quarta-feira (08/11)

EDI FARIAS