Blitz Amazônico
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas sediou oficina para construção participativa da Estratégia Nacional de Governo Digital 

Com a presença do Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas, e dos Secretários Estaduais de Administração do Amazonas, Fabrício Barbosa, e do Tocantins, Paulo César Benfica Filho, foi realizada nesta quarta-feira (04/10), a Oficina Regional Norte de Elaboração da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD).

Ao todo, 116 representantes e técnicos na área de Transformação Digital dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes de prefeituras, associações municipalistas, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), organizações da sociedade civil e instituições privadas de todos os estados do Norte, elaboraram e aprovaram recomendações que irão compor a ENGD, nos eixos estratégicos, a exemplo de gestão e governança, segurança de dados, privacidade e segurança da informação, entre outros.   

“É importante a elaboração da Estratégia Nacional com a participação colaborativa, afinal o governo digital é de todos. Estamos pactuando uma agenda com os entes federativos. Inclusão digital é sinônimo de desenvolvimento, eficiência e qualidade nos serviços públicos”, destacou, em vídeo, a ministra Esther Dweck.

“O Brasil figura entre os países com maiores índices de imaturidade digital. Estamos aqui, em oportunidade plural, no processo de ouvir todos, trocar experiências visando o avanço dos serviços digitais”, destacou o Secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.  

O titular da Sead, Fabrício Barbosa, representou o governador Wilson Lima, e destacou que um dos maiores desafios da transformação digital na região Norte, em especial no Amazonas, é a conectividade. “Foi a oportunidade de debater diferenças e simetrias. E conjuntamente, construir uma estratégia regional, aderente à nossa realidade. Transformação digital é cidadania”, apontou o secretário da Sead Amazonas, Fabrício Barbosa. 

Paulo Benfica, secretário de Administração do Tocantins, destacou que não se faz gestão nacionalmente, sem o pacto federativo. “Trabalhamos hoje para deixar um legado. E hoje, nesta temática, o maior é a inclusão digital.  

Sobre a ENGD

Prevista na Lei 14.129, de 29 de março de 2021 (Lei do Governo Digital), a Estratégia Nacional quer contribuir com o avanço da transformação digital de governo em todo o país, com a redução das desigualdades regionais, e com a melhoria do acesso aos serviços públicos. 

Ao avançar na elaboração da Estratégia Nacional de Governo Digital, o MGI cumpre as determinações da Lei nº 14.129/2021 e do Decreto nº 11.260/2022 (que tratam dos princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública). 

A ENGD, a ser consolidada ainda este ano, vai orientar como cada ente federado (Governo Federal, Estados e Municípios) a elaborar sua própria estratégia de governo digital, porém mantendo alinhamento mínimo no conjunto de iniciativas. Isso ocorre porque, como determina a lei, cada ente federado poderá editar a sua própria estratégia de governo digital, no âmbito de sua competência, buscando a sua compatibilização com a estratégia federal e a de outros entes. 

FOTOS: Gabriel Retondano / SEAD

Post Relacionado

Dia da Infância: Serviços do Governo do Amazonas promovem proteção aos direitos das crianças

EDI FARIAS

Idosos participantes de projeto do Governo do Amazonas aumentam qualidade de vida com exercícios aquáticos

EDI FARIAS

Em Parintins, Governo do Amazonas lança Workshop Bem Receber e anuncia ações para fortalecer o turismo

Redator