Blitz Amazônico
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas propõe trabalho integrado com ministérios para atender Vale do Javari

Para garantir o atendimento às demandas da região do Vale do Javari, o Governo do Amazonas apresentou proposta de trabalho de forma integrada junto ao Governo Federal na região. Com a intenção de reafirmar esse compromisso, o governador Wilson Lima, enviou secretários de Estado para acompanhar a comitiva da ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara, em Atalaia do Norte, distante a 1.138 quilômetros de Manaus, nesta segunda-feira (27/02).

Durante a agenda, que contou além da participação de representantes do executivo federal, estiveram presentes membros da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), general Carlos Alberto Mansur, e a secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Jussara Pedrosa articularam ações do executivo estadual.

Também integraram a comitiva estadual o atual diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Vandelerlei Alvino, o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Marcus Vinícius Oliveira. A assistência social foi representada pela secretária Executiva Adjunta de Assistência Social (Seas), Selma Melo.

Em sua chegada, a ministra Sônia Guajajara falou sobre a importância de unir forças com os governos estaduais.  “Nós estamos trabalhando com os entes federados, independente do partido é o momento de unir forças. Isso que o presidente Lula tem dito, tem feito, tem buscado essa articulação e nós, também, enquanto representantes dos ministérios estamos procurando esse diálogo”, disse a ministra.

O titular da SSP-AM, general Mansur, destacou as ações de segurança que estão sendo realizadas desde a primeira gestão do governador Wilson Lima e também da necessidade de apoio do Governo Federal. “Segurança pública é um investimento muito caro. E, lógico, vamos pedir apoio ao nosso Ministério da Justiça para aquisição de mais embarcações e mais material”, afirmou.

Pacto

A secretária Executiva do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), Rita Cristina de Oliveira, anunciou o fortalecimento do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), que hoje é executado em parceria com a Sejusc e uma Organização da Sociedade Civil.

Rita Cristina destacou a intenção de pactuar a manutenção do programa, com ajustes importantes observados pela Sejusc. “Estamos na intenção de pactuar a manutenção, com ajustes importantes que observem as características dos povos indígenas e a realidade. Isso é fundamental para que estabeleçamos uma relação de confiança com lideranças indígenas dentro do programa”, afirmou.

Recentemente, as estratégias e relatórios da atuação da equipe foram apresentadas pela Sejusc ao MDH, com sugestões para melhorar o programa. O encontro em Atalaia iniciou as tratativas entre Sejusc e MDH para uma agenda em Brasília.

“Em contato com a secretária Executiva, que está aqui presente, em abril terá uma nova reformulação do programa. Já temos uma agenda em Brasília para trabalhar exatamente o novo PPDDH”, contou a titular da pasta, Jussara Pedrosa.

Ação Integrada

Em Atalaia do Norte, o Governo Federal reuniu, ainda, representantes dos Ministérios dos Direitos Humanos e da Justiça. Órgãos ambientais e forças de segurança como Ibama, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Federal (MPF).

A Fundação Nacional do Índio (Funai) foi representada pela presidente, a deputada federal Joenia Wapichana. Dom Philips e Bruno Pereira foram homenageados em uma cerimônia simbólica na sede da Univaja.

FOTOS: Rodrigo Santos/ Secom

Post Relacionado

Feriado de Finados: Governo do Amazonas decreta ponto facultativo na sexta-feira (03/11)

EDI FARIAS

Governador Wilson Lima vistoria fase final da obra do novo batalhão da Rocam 

EDI FARIAS

Desaparecimentos em Atalaia do Norte escancaram incompetência do Amazonas na Segurança Pública, diz Ricardo Nicolau

Victória Farias