Blitz Amazônico
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas promove mutirão de cidadania  na comunidade Parque das Tribos


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e da Fundação Estadual do Índio (FEI), realizou, nesta sexta-feira (29/09), um mutirão de assistência na comunidade Parque das Tribos, na zona oeste de Manaus. Os serviços foram direcionados para mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social e emocional.

 O Ônibus da Mulher levou atendimento psicossocial, jurídico e encaminhamento para órgãos responsáveis, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), entre outros. 

A Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) realizou uma roda de conversa com foco na Lei Maria da Penha e os diferentes tipos de violência. A secretária da SEPM, Maricília Costa,  enfatizou que essa proximidade permite que mulheres em situação conheçam seus direitos e denunciem abusos.

“É muito importante que a mulher indígena saiba que tem direitos, que pode nos procurar e denunciar alguma violência que esteja sofrendo. Talvez muitas aqui não saibam que existe uma secretaria que cuida dos direitos delas e estamos aqui para divulgar o nosso trabalho” complementa a secretária.

Saúde mental 

A ação também incluiu palestras e atendimento psicológico, coordenados pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), para pessoas que apresentam sinais de vulnerabilidade emocional. A atividade integra a campanha “Setembro Amarelo”, focada na prevenção e combate ao suicídio.

Camila Reis, titular da Gerência de Promoção da Igualdade Racial e Respeito à Diversidade Religiosa (GPIR), destacou que, por meio da disponibilização desses serviços de forma remota, mais pessoas são alcançadas pelas políticas públicas da Sejusc.

“Viemos hoje à comunidade indígena Parque das Tribos, para que esses moradores saibam do amparo que o Estado oferece, para que possam ser amparados psicologicamente. Essa ação é necessária para que essas pessoas entendam que não estão sozinhas”, frisa Camila.

FOTOS: Luan Miguel/Sejusc

Post Relacionado

Governo do Amazonas investe R$ 1,8 milhão no desenvolvimento de produção de sementes de malva

EDI FARIAS

Desaparecimentos em Atalaia do Norte escancaram incompetência do Amazonas na Segurança Pública, diz Ricardo Nicolau

Victória Farias

Governo do Amazonas divulga programação do 2º Festival de Circo

Redator