Blitz Amazônico
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas busca fortalecer exportação de produtos da ZFM em reunião com Banco Mundial

O fortalecimento das exportações de produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM) e a melhoria da distribuição interna foram alguns dos temas apresentados pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Pauderney Avelino, aos diretores do Banco Mundial, nesta segunda-feira (20/3), em Brasília. 

Os temas discutidos estão entre as soluções do Governo do Amazonas para o fortalecimento da economia e crescimento na geração de emprego e renda. 

“Apresentamos ao Banco Mundial as nossas dificuldades e pedimos o apoio para alguns aspectos como logística, energia, comunicação e transporte. Seja nos produtos que enviamos para São Paulo, ou para produtos da bioeconomia como a castanha, açaí, borracha e o peixe”, relatou Pauderney.

De acordo com o secretário, na rodada de conversa o Banco se mostrou aberto ao fortalecimento das exportações, usando o modelo exitoso do México. 

“O que ficou mais marcado foi nós conseguirmos que eles nos ajudem a colocar os produtos da Zona Franca nos Estados Unidos. Poderíamos chegar a um valor aproximado de U$ 5 bilhões por ano, aumentando os investimentos na nossa região e número de trabalhadores que serão beneficiados”, destacou, Pauderney, ao lembrar que o Polo Industrial de Manaus (PIM), em valores, exportou até U$ 1,5 bilhão em um ano, o que faria com que a abertura para o mercado americano ultrapassasse todos os recordes de faturamento. 

Um novo encontro deve ocorrer em breve entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, e a sede da reunião será Manaus, com data a definir.

Workshop 

Também nesta segunda-feira o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti (Secti), participou do workshop experiência internacional sobre zonas econômicas especiais do Banco Mundial.

Fotos: Divulgação/Sedecti

Post Relacionado

Governo do Amazonas promove ação de sensibilização para 9º Simulado de emergência na rede de gás natural 

EDI FARIAS

Governo do Amazonas mantém política de valorização dos profissionais da educação no Amazonas

EDI FARIAS

Com ações efetivas na Operação Estiagem 2023, Governo do Amazonas garante dignidade para famílias afetadas

EDI FARIAS