Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Gestores da Prefeitura de Manaus destacam ações pedagógicas para o ano letivo de 2023

Com muita criatividade, gestores da Prefeitura de Manaus, que atuam na Secretaria Municipal de Educação (Semed), finalizaram, nesta quinta-feira, 15/12, a Jornada Pedagógica 2023. O evento foi realizado durante dois dias, no auditório da sede da rede de Educação, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Durante o evento, foi apresentado em vídeos, dramatização, musicalidade e dinâmicas lúdicas, os trabalhos e planejamentos para o próximo ano letivo. A ação é coordenada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed. 

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, comentou que na gestão atual esses momentos são essenciais para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem na rede municipal de ensino. 

“Nessa jornada pedagógica estamos realizando o nosso planejamento e estamos fazendo a nossa tarefa de casa para depois aplicarmos nas escolas. Na gestão do prefeito David Almeida, valorizamos a escuta e acompanhamento dos servidores da educação para melhorar cada vez mais as ações da Semed”, ressaltou Dulce.

Integração 

O diretor do Dege, Anézio Mar, fez um panorama dos dois dias da Jornada e destacou a integração entre os setores como principal ponto positivo. 

“Nestes dois dias, apresentamos todos os projetos e tudo aquilo que foi redimensionado para a melhoria da qualidade da educação nas escolas municipais. Podemos observar de forma bem dinâmica e interativa como esses projetos impactarão em 2023 no desenvolvimento de habilidades e competências dos nossos estudantes de todas as modalidades de ensino. A integração é o ponto positivo, porque proporciona o melhor alcance das nossas ações”, disse o diretor.   

Relatos

Entre os envolvidos no evento, estava a assessora do programa ‘Movimentes’, Nara Rúbia Freire. O programa é desenvolvido por professores de educação física que realizam intervenções motoras em alunos com problemas no processo ensino e aprendizagem. A educadora apresentou a composição musical “Letras juntas ou soltinhas”. 

“A música foi criada e inspirada no projeto Movimentes, que impulsiona o profissional a trabalhar com a ludicidade, nada mais é, que o casamento do ato motor com a alfabetização e o letramento matemático. Portanto, ‘Letras juntas ou soltinhas’ está dentro dessa ludicidade, porque envolve o movimento, música, brincadeiras e faz com que a criança permaneça na escola e torne o aprendizado mais prazeroso”, explicou Nara.

Já o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, apresentou ao público o vídeo lúdico “Dage Show”, que consistiu em reunir as metas e programas desenvolvidos pelo setor, como a “Minha escola Saudável”, “Manaus, somos todos educadores” e “Família na escola é 10”. 

“O Dage Show foi para apresentar toda a dinâmica e articulação que fazemos junto às escolas. Então, nossa função é orientar, apoiar e fazer com que as articulações e as adesões em relação aos projetos e programas aconteçam com êxito para trazermos uma educação de excelência e qualidade para o município”, explicou Luiz.

Post Relacionado

Tradicional ‘Baile Rosas de Maio’ reúne terceira idade e elege a rainha da 16ª edição

blitzamazonico

Prefeitura firma parceria com Icbeu para projeto Maker Box

Victória Farias

Primeira noite de apresentações do 65º Festival Folclórico do Amazonas reúne nove mil pessoas

victoria Farias