Blitz Amazônico
Cultura

Garantido antecipa trabalho de galpões e começa translado de alegorias para o Bumbódromo

Operação envolve órgãos de segurança, trânsito, bombeiros e técnicos de energia pública

O Boi-Bumbá Garantido iniciou o translado das alegorias que comporão o espetáculo artístico-alegórico na arena do Bumbódromo nas três noites do Festival Folclórico de Parintins em 2024. A operação iniciou com salva de fogos de artifícios durante todo o trajeto, uma forma de anunciar que a festa vai começar.

Os primeiros módulos alegóricos começaram a ser transportados para a área de concentração do palco de apresentação na manhã desta segunda-feira, 10 de junho, portanto, faltando exatamente 18 dias o início do festival.

Algumas ruas do perímetro da Cidade Garantido foram interditadas pelas equipes da segurança pública formadas pelos Bombeiros, Guarda Municipais, Amazonas Energia, Polícia Militar e.Empresa Municipal de Trânsito e transporte- EMTT.

Para o presidente do Garantido, Fred Góes, a diretoria do bumbá está cumprindo o prometido para a galera encarnada.

“Eu sempre disse: quem têm perna curta sai na frente. Então, a gente trabalhou muito no sentido de agilizar, antecipar tudo para esse momento, uma organização que iniciou desde outubro do ano passado quando assumimos a direção do Boi. Estamos levando o nosso Boi pronto, agora claro que têm alguns acabamentos finais na concentração, mas não será mais nada de forma agoniada. Estamos com uma moçada nova que está sendo valorizada, e essa moçada, de sangue novo, que vai mostrar a competência deles, simplesmente, de um acompanhamento técnico. O Garantido vai para arena pra ser campeão em 2024”, afirmou Fred Góes.

Para o vice-presidente e diretor financeiro Marialvo Brandão, este é apenas o primeiro comboio de alegorias, sendo que a programação do bumbá é realizar a segunda etapa do translado no dia 15 e a ultima no dia 20 de junho.

“Fizemos um planejamento para antecipar essa saída para que tudo ocorresse de acordo com o que foi pensado durante seis meses. Isso faz desperta o sentimento, realmente, de ser Garantido. Estamos com o coração cheio de alegria porque estamos conseguindo cumprir etapa por etapa de tudo o que foi planejado para que nós possamos trazer de volta o título para a Baixa do São José. O Garantido é um Boi gigante, estava adormecido e esse gigante acordou e começa sua caminhada rumo ao Bumbódromo e posteriormente vai retornar para a Cidade Garantido com o título de campeão”, destacou Marialvo.

A engenheira de Segurança do Trabalho do Garantido, Hérica Miranda, explicou que nesse primeiro momento atuarão apenas 50 kaçauerés (empurradores de alegoria). Esses trabalhadores, ao comando de uma equipe técnica de translado vai transportar os módulos alegóricos por cerca de dois quilômetros, desde a cidade Garantido até o Bumbódromo, segundo Hérica.

“E nós, da Segurança do Trabalho, estamos aqui para contribuir na fiscalização de toda a atividade. Todos os trabalhadores envolvidos nesse processo estão devidamente com os equipamentos individuais de segurança, já receberam protetor solar e terão durante todo o percurso a disposição de água gelada e o acompanhamento da equipe de Enfermagem do Garantido para que o trabalho seja feito de forma íntegra e segura”, ressaltou Hérica, informando ainda que todos os kaçauerés antes das atividades passaram por avaliação de Enfermagem.

Assessoria de Comunicação do Boi Garantido | Texto: Marcondes Maciel | Fotos: Paulo Sicsu

Post Relacionado

Cine Teatro Guarany apresenta ‘1ª Mostra de Filmes de Artistas Iniciantes e Independentes – 2024’

EDI FARIAS

Na reta final para inscrições nos editais, Sala Lei Paulo Gustavo funciona todos os dias

EDI FARIAS

Pela primeira vez, Manaus recebe a violinista japonesa Midori, uma das melhores do mundo, ao lado dos jovens musicistas do NEOJIBA da Bahia

blitzamazonico