A Fundação Dr. Thomas (FDT), órgão responsável pela implementação da Política do Idoso, da Prefeitura de Manaus, realizou na tarde desta quarta-feira, 20/3, a reunião anual de prestação de contas, referente ao exercício de 2023, ao Conselho Fiscal da instituição. A apresentação aconteceu na sede da fundação, na Rua Doutor Thomas, nº 798, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.
O objetivo da reunião foi apresentar ao Conselho Fiscal (COFIS) a prestação de contas anual dos exercícios de 2023 da Fundação Doutor Thomas (FDT). O conselho é um instrumento para a captação, repasse e aplicação de recursos para a implementação, manutenção e desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações voltadas aos idosos no município de Manaus.
A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho explicou a importância dessa prestação de contas.
“A Fundação Dr. Thomas realiza a prestação com o propósito de afirmar a transparência e a responsabilidade na administração pública. É o nosso dever, como agentes públicos, promover a defesa do patrimônio público e, principalmente, informar aos cidadãos, que são usuários dos bens e serviços produzidos pela administração. A equipe técnica da fundação faz esse trabalho pautada na responsabilidade e comprometimento com o bem-estar da pessoa idosa, atendida nos programas permanentes e projetos da FDT”, destacou Martha.
Durante a reunião, a equipe técnica da FDT, composta pelo assistente administrativo Nelson Nazareno e o contador Júnior Melo, apresentou toda gestão orçamentária, financeira e patrimonial do exercício anual de 2023 ao Conselho Fiscal, com aprovação unânime dos 7 conselheiros presentes.
O assessor financeiro e contábil Júnior Melo, responsável técnico pela prestação de contas da fundação, ressaltou que a reunião com os conselheiros é um momento importante para esclarecer dúvidas do colegiado.
“A relevância desse processo está em evidenciar de forma clara como a FDT geriu seus recursos em 2023, incluindo o orçamento previsto, sua aplicação, as receitas arrecadadas e como esses recursos foram empregados na administração pública e na Fundação Doutor Thomas”, informou Júnior.
Gracilene Celestino, gerente administrativa da Fundação Dr. Thomas, ressaltou a relevância desse processo.
“A prestação de contas do exercício anterior junto ao Conselho Fiscal é fundamental para obter a aprovação necessária e cumprir os prazos estabelecidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Este momento é de suma importância, pois o Conselho Fiscal irá avaliar e chancelar todos os aspectos contidos em nossos relatórios, garantindo transparência e responsabilidade no cumprimento de toda a legislação pertinente aos nossos balanços e recursos durante o exercício”, finalizou.
Foto – Divulgação / FDT