Blitz Amazônico
Saúde

Frente Parlamentar Mista une sociedades médicas e de pacientes para combater diabetes e falta de insulina no SUS

O lançamento da Frente Parlamentar Mista para a Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes na Câmara Federal hoje (12/3), foi marcado pelo alerta ao risco de falta de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dos parlamentares, iniciativa conta com apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) que, dentre muitos temas, evidencia a importância do acesso da população a tratamentos: “Apesar de sermos o quinto país com maior incidência de diabetes no mundo e termos potencial para produzir insulina localmente, o processo é muito burocrático tanto para os médicos quanto para os pacientes que dependem do SUS para a obtenção do medicamento. A falta de tratamento adequado pode desencadear outras doenças, resultando em mais consultas médicas e internações, que acabam onerando o sistema de saúde”, explica o Dr. Levimar Araújo, Presidente da SBD.

Atualmente, o Brasil tem 16,8 milhões de doentes adultos de 20 a 79 anos, ficando atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. De acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), a estimativa é de que até 2030 a condição comprometa a saúde de 21,5 milhões de pessoas.

Post Relacionado

 No Novembro Azul, FCecon promove ações de combate ao câncer de próstata

blitzamazonico

MPAM determina prazo para que as Secretarias de Saúde e Fazenda do AM apresentem solução para a crise na Saúde

EDI FARIAS

Amazonas já aplicou 5.487.647 doses de vacina contra Covid-19 até esta quinta-feira (06/01)

Redator