Blitz Amazônico
Cultura

Fotógrafo amazonense é finalista do 4o Prêmio MOL de Jornalismo

Michell Mello concorre com a foto O Boto, da matéria Água e Esperança na Amazônia, que retrata com beleza e plasticidade o impacto da vazante dos rios na Amazônia em registro feito com drone numa comunidade ribeirinha da Bacia do Rio Negro em Manaus, no Amazonas. Haverá uma premiação especial por votação popular a partir do dia 17/03. No link: https://bit.ly/votaçãopopular, após entrar escolher a opção: Água e Esperança na Amazônia.
O fotógrafo amazonense Michell Mello, 44 anos, é um dos finalistas do 4o Prêmio MOL de Jornalismo realizado pelo Instituto MOL em reconhecimento à força da mídia para inspirar a cultura de doação no Brasil. O prêmio reconhece o trabalho de profissionais, estudantes da comunicação e comunicadores populares que contribuem para fortalecer a cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil, destacando a importância dos temas para o exercício da cidadania em nosso país. Michell concorre com a foto O Boto, que retrata com beleza e plasticidade o impacto da vazante dos rios na Amazônia em foto da matéria Água e Esperança na Amazônia, feita com drone numa comunidade ribeirinha da Bacia do Rio Negro em Manaus, no Amazonas. Os ganhador será escolhido por votação popular.
O período de escolha por meio do voto popular será de 17/03 a 7/04. Foram selecionados 36 trabalhos, entre mais de 200 inscritos, sendo seis finalistas em cada uma das categorias. Para votar, é preciso acessar a página do Instituto MOL. Michell concorre na categoria Jornalismo Tradicional Foto. A foto concorrente ilustra matéria da edição de número 9 da Fiocruz Amazônia Revista sobre a importância do monitoramento da qualidade da água para as populações vulnerabilizadas que vivem em localidades remotas impactadas pelas mudanças climáticas. A publicação é realizada pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e tem Michell Mello como fotógrafo nas quatro últimas edições. Michell Mello é um dos 36 finalistas do 4º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, e estará presente à cerimônia de entrega, que acontecerá no dia 7 de abril, na cidade de São Paulo.
No total, foram 230 trabalhos inscritos, de 24 estados e 71 cidades brasileiras. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 7 de abril, em São Paulo, das 18h30 às 21h, e contará com: palestra especial, mesa de debate, entrega dos prêmios, homenagem à jornalista com o Troféu Helaine Martins, seguida de coquetel de encerramento. Todos os finalistas participarão de uma oficina exclusiva oferecida pelo Google.
Michell Mello é o fundador do Monóculo Academia de Imagens, movimento que reúne fotógrafos profissionais, amadores e simpatizantes da fotografia da Amazônia. Ele é também o criador do Fotoclube Monóculo Olhos da Amazônia, cujo intuito é movimentar a cena da fotografia no Amazonas, destacando a importância da categoria no registro da vivência, da cultura e da identidade amazônica para o Mundo ver e valorizar. “Em 2025, celebramos uma conquista histórica. Com apenas três meses de atuação, o Monóculo Olhos da Amazônia teve duas fotografias aceitas na Copa do Brasil de Fotoclubes CONFOTO 2025. O resultado, divulgado em 1º de janeiro, tornou o coletivo o único representante da região Norte do Brasil com imagens selecionadas nesta edição do concurso promovido pela Confederação Brasileira de Fotografia (CONFOTO), marcando o ano novo com reconhecimento nacional e projetando a fotografia amazônica para todo o país”, comemora Michell Mello.

Post Relacionado

A apresentação terá convidados e será amanhã, 27 de dezembro, às 20h, com acesso gratuito ao público

blitzamazonico

Álbum “Garantido, Por Toda Vida” na final do 30º Prêmio da Música Brasileira

blitzamazonico

Cineteatro Guarany recebe programação de filmes amazonenses, aos sábados

EDI FARIAS