Blitz Amazônico
Meio Ambiente

Festival de Parintins 2024: ‘Recicla, Galera’ espalha 41 Ecopontos para ampliar reciclagem

Pontos turísticos, avenidas e praças de Parintins começaram a receber, neste domingo (23/06), 41 ecopontos do “Recicla, Galera”, para estimular a destinação correta de resíduos recicláveis durante o 57º Festival de Parintins. O projeto é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e  Sistema Coca-Cola Brasil.

Os Ecopontos vão funcionar como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de materiais recicláveis, a partir de segunda-feira (24/06). O objetivo é facilitar a destinação e a coleta de resíduos gerados em bares, restaurantes e festas paralelas ao longo da semana do festival. Segundo a secretária adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, os ecopontos são peças fundamentais para o alcance da meta de reciclagem.

“O Festival de Parintins a cada ano vem crescendo mais e o público esperado para esse ano é de aproximadamente 125 mil pessoas. Com isso, a gente volta com a terceira edição no ‘Recicla, Galera’, para trazer novamente a educação ambiental e a mobilização pelo descarte correto de resíduos. (…) Estamos dando início a instalação dos ecopontos da cidade, que vão ser responsáveis pela coleta desse material e, posteriormente, destinação aos catadores”, destacou.

Neste ano, oito supermercados vão atuar em parceria com o “Recicla, Galera”, disponibilizando ecopontos para os consumidores e, também, destinando os próprios resíduos do estabelecimento à ação. Além da gestão de resíduos recicláveis, a ação também busca deixar um legado positivo para a cidade de Parintins, contribuindo para a consolidação da coleta seletiva.

Geração de renda

A participação do público após a instalação das estruturas será fundamental para dar a destinação correta dos resíduos, que irão contribuir para a geração de renda de 40 pessoas da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).

Para a presidente da Ascalpin, Marcivone Seixas, a parceria com o “Recicla, Galera” fortalece a associação. “Para a gente é um prazer estar mais um ano com o “Recicla, Galera”, porque é um trabalho que eu sempre gostei de fazer. Não é só gerar renda para a Associação, mas a gente está contribuindo com o meio ambiente, porque um terço desse material que é recolhido e vai para a reciclagem deixa de ir para os lixões. A cidade só tem a ganhar e o meio ambiente também”, destacou.

Ecopontos

Os locais escolhidos para a instalação dos ecopontos incluem o Aeroporto, a Avenida Amazonas, o Canoeiros Bar, o Balneário Canta Galo, a orla de Parintins, a Coroa’s Peixaria, o PAC, o Porto, a Praça da Catedral, a Praça da Liberdade, a Praça Digital, a Praça do Mercado, a Praça dos Bois, o Estádio Tupy, a Praça do Japonês, Praça da Onça e outros pontos.

A localização exata de cada ecoponto pode ser acessada pelo link: https://bit.ly/3VDCIBL.

Sobre o Recicla, Galera

O projeto ‘Recicla, Galera’ é a maior iniciativa ambiental do Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sema, e o Sistema Coca-Cola Brasil. A execução operacional é realizada pelo Impact Hub Manaus. 

O projeto visa promover um festival mais sustentável, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. Nas duas edições anteriores, mais de 7,8 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reciclagem.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O Sebrae, a Solar Coca-Cola e a Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin) também são parceiros da iniciativa.

Foto: Mauro Neto/Secom

Post Relacionado

Idam anuncia inscrições para projeto de inseminação de bovinos em Itacoatiara

EDI FARIAS

Representantes do MEC e MMA participam de reunião da Comissão de Educação Ambiental do Amazonas

EDI FARIAS

Castramóvel realiza atendimentos em Itacoatiara, sábado e domingo (11 e 12/06)

Victória Farias