Blitz Amazônico
Saúde

Festival de Parintins 2024: FVS-RCP promove o ‘Carona na Prevenção’

Entre as ações de pré-evento do Festival de Parintins 2024, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, nesta terça-feira (18/06) e na quinta-feira (20/06), a ação “Carona na Prevenção”, iniciativa para fortalecimento das estratégias de prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O atendimento ocorre no pátio dos fundos do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro de Manaus, com atendimento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV e dispensa de Profilaxia Pós-Exposição (PEP). As duas estratégias passam a integrar as atividades de prevenção coordenadas pelo Programa Estadual de HIV/Aids/ISTs da FVS-RCP.

A ação inclui, ainda, oferta de testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B/C, distribuição de insumos de prevenção (preservativos, gel lubrificante, material educativo) e identificação de pessoas com sintomas respiratórios sugestivos de tuberculose.

“A atividade está inserida do Projeto Amplia Amazonas que busca aumentar o número de pessoas com acesso à PrEP e PEP no Amazonas, visando reduzir novas infecções pelo HIV”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. 

Nesta terça-feira (18/06), a campanha acontece de 13h às 17h. Já na quinta-feira (20/06),  será das 08h às 12h.

“Dentro do plano de saúde do Festival de Parintins, estamos fazendo ações pré-festival. O Projeto Amplia Amazonas ocorre para ampliar todas as estratégias de prevenção combinada ao HIV, especialmente, a Profilaxia Pré-Exposição e a Profilaxia Pós-Exposição”, disse o gerente de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis na FVS-RCP, Jair Pinheiro.

O estudante universitário Marcos Vaz compareceu à ação e destacou a importância da população estar em promoção da saúde sexual longe de estigmas. “Todo mundo pode estar exposto. É muito importante ter esse cuidado intensivo. Todo mundo é suscetível. HIV não tem cara, não tem cheiro. E vamos nos prevenir”, disse o estudante.

O Programa Estadual de HIV/Aids/ISTs, integra a GCCI no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP e a iniciativa conta, ainda, com o apoio da Organização Não-Governamental American Health Foundation (AHF), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus e de Instituições-Membro do Comitê Estadual de Tuberculose e do Fórum Amazonas de OSC em IST/HIV/Aids/HV/TB (Katiró, Aliança LGBT, Ardam, Assotram).

FOTOS: Roberto Carlos/Secom

Post Relacionado

Anvisa monitora dois navios após aumento de casos de covid-19 a bordo

Jessika Caldas

IML procura familiares de idoso natural do município de Itacoatiara

EDI FARIAS

Aplicativo Saúde Amazonas ultrapassa 1,7 mil downloads em menos de uma semana de lançamento

Victória Farias