Blitz Amazônico
Cultura

Festival Cultural de Capoeira e sessão especial do Cineminha Azul movimentam a programação do centro de compras na Zona Leste de Manaus

O próximo dia 26 de abril de 2025 será marcado por cultura, inclusão e identidade no Shopping Cidade Leste. O centro de compras receberá dois importantes eventos gratuitos voltados à valorização da diversidade cultural e à acessibilidade: o 2º Festival Cultural da Federação Amazonense de Capoeira (FEFAC) e o Cineminha Azul, sessão de cinema adaptada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

2º Festival Cultural da FAC: celebração da ancestralidade e da arte afro-brasileira
Das 17h às 21h, na praça de eventos (piso subsolo) do shopping, acontece o 2º Festival Cultural da Federação Amazonense de Capoeira, promovido pela FAC – Federação Amazonense de Capoeira. O evento reunirá capoeiristas de todo o estado em apresentações artísticas que exaltam as raízes afro-brasileiras e a capoeira como expressão de resistência e pertencimento.

As apresentações competem em duas categorias:

  • Música – composições autorais ou interpretações de músicas tradicionais da capoeira
  • Apresentações Culturais Transversais – teatro, dança e performances artísticas inspiradas na capoeira

Os três primeiros colocados em cada categoria receberão medalhas e troféus em cerimônia de premiação realizada no final do festival. O regulamento completo está disponível no Instagram da @capoeiraamazonasoficial ou pelo e-mail contato@facapoeira.org.br.

Cineminha Azul: inclusão e acolhimento para crianças e adultos com TEA
Ainda no dia 26 de abril, das 14h às 17h, no auditório Yousef Abd Alhameed Imwas (Piso L2), recebe uma edição especial do Cineminha Azul, em encerramento à programação do Abril Azul. A sessão de cinema será adaptada para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e contará com:

  • Som reduzido
  • Luzes levemente acesas
  • Ambiente sensorial acolhedor
  • Liberdade de movimentação durante o filme

“O Cineminha Azul é mais do que uma sessão de cinema — é um gesto de empatia e respeito. Pensamos em cada detalhe para que as crianças e seus familiares se sintam verdadeiramente acolhidos”, destaca Muna Hajoj, diretora comercial e de marketing do shopping.

Compromisso com cultura, inclusão e comunidade
A realização simultânea desses dois eventos reforça o papel do Shopping Cidade Leste como agente ativo na democratização do acesso à cultura e à inclusão social na Zona Leste de Manaus — uma região que historicamente carece de iniciativas voltadas à diversidade cultural e ao bem-estar da população.

“Mais do que sediar eventos, o shopping acredita no poder transformador da cultura e no respeito às diferenças. A programação do dia 26 celebra essa missão”, afirma Muna Hajoj, diretora comercial e de marketing do shopping.
Além de eventos culturais, o Shopping Cidade Leste abriga serviços essenciais, como Conselhos Tutelares, PAC, DETRAN, clínicas especializadas, lojas âncoras e espaço gratuito para artistas locais.

Serviço

Festival Cultural da FAC – FEFAC 2025
Praça de Eventos, Piso Subsolo
Sábado, 26 de abril de 2025
Das 17h às 21h
Gratuito
@capoeiraamazonasoficial | contato@facapoeira.org.br

Cineminha Azul – Sessão Inclusiva para Pessoas com TEA
Auditório Yousef Abd Alhameed Imwas, Piso L2
Sábado, 26 de abril de 2025
Das 14h às 17h
Gratuito
@shoppingcidadeleste

Assessoria de Imprensa – Shopping Cidade Leste
assessoria@shoppingcidadeleste.com.br
Tatiana Sobreira – DRT 0001828 AM
 (92) 98124-9659

Post Relacionado

Davi Lucas, manauara que fez sucesso no The Voice Kids, fará show no Teatro Amazonas

Patrick

Prefeitura reúne colegiado municipal para alinhamento do festival Manaus Passo a Paço 2024

blitzamazonico

Wilson se esconde e evita vaia no primeiro dia de festival de Parintins

Redação