Autor da letra do Hino do Amazonas, o poeta e jornalista Jorge Tufic Alaúzo será homenageado na próxima edição da Feira de Livros do Sesc Amazonas, que será realizada em outubro de 2023. Jorge Tufic foi um dos fundadores do Clube da Madrugada, em 1954, um dos mais importantes movimentos literários do Amazonas.
Natural de Sena Madureira, no Acre, Jorge Tufic era membro da Academia Amazonense de Letras (desde 1969), onde ocupava a cadeira número 18, do patrono Jonas da Silva. Fez parte igualmente da Academia Acreana de Letras.
“Jorge Tufic é uma das personalidades literárias mais importantes da Amazônia, pela qualidade estética de sua obra e a riqueza temática de sua produção criativa. Como poeta foi um espírito inquieto e um renovador da arte do verso, ao mesmo tempo em que buscou um diálogo com a realidade e ancestralidade amazônica. Sua literatura é fundamental na construção identitária regional e nos ajuda a compreender o nosso processo cultural. Mais que uma homenagem, o Sesc presta um tributo e um reconhecimento pela vida e obra desse artista da palavra, que é um dos fundadores do Clube da Madrugada”, explica o curador da Feira de Livros, Tenório Telles.
A Feira de Livros do Sesc Amazonas reúne as principais editoras e livrarias da região, promove encontro de leitores com autores regionais e nacionais, conta com uma extensa programação multicultural, além de palestras, oficinas, mesas temáticas e o tradicional Café Literário, onde são realizados debates, lançamentos de livros e sessão de autógrafos.
Neste ano, em sua 37ª edição, a feira contabilizou mais de 60 horas de programação cultural e literária gratuita para o público amazonense. Em parceria inédita com grandes empresas como Tik Tok e Leiturinha, a Feira de Livros contou com um público de mais de 50 mil pessoas em cinco dias de evento.
“Nossas atividades de fomento à leitura e acesso à literatura são programadas de forma dinâmica, lúdica, visando tornar atrativo o imaginário literário e aguçar a curiosidade do público. Neste ano de 2022, tivemos um público recorde de alunos em contato com o universo da literatura. Foram mais de 80 caravanas escolares das redes privada e pública de ensino”, explica o Gerente de Programas Culturais e Educacionais do Sesc Amazonas, César Marinho.
Ele adianta que para 2023 serão montados diversos espaços temáticos disponíveis ao público de forma gratuita, como o retorno do Planetário Móvel do Sesc Ciências e atividades de robótica educacional.
O homenageado
Considerado um dos poetas mais expressivos da moderna literatura amazonense, Jorge Tufic teve sua estreia literária em 1956, com a publicação de “Varanda de Pássaros”. Após isso, escreveu mais de 30 obras, envolvendo crônicas, romances, poesia, conto, entre outras produções literárias.
É autor da letra do Hino do Amazonas, cuja música é do maestro Claudio Santoro, vencendo em primeiro lugar o concurso nacional promovido pelo então governador José Lindoso, no ano de 1980. Jorge Tufic faleceu em 2018, em São Paulo. Sua jornada como escritor é uma das mais profícuas da literatura do Amazonas, pela qualidade e diversidade temática.