O Projeto Paneiro, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Manaus, Ministério do Trabalho Emprego e Renda, Sares e Arquidiocese de Manaus, realizará neste domingo (13), na Paróquia de São Jorge, a primeira Feira de Francisco e Clara de Economia Solidária.
No evento, serão realizadas venda de café da manhã, produtos artesanais indígenas e ecológicos oriundos das oficinas ligadas ao projeto. Além de apresentação musical, exposição de artes, benção de animais e muito mais.
PROJETO PANEIRO
Foi criado com o objetivo de divulgar e trabalhar a Economia Solidária em famílias ou grupos em situação de risco e vulnerabilidade social e econômica. E está sendo desenvolvido com recursos oriundos de emenda parlamentar de autoria do ex-deputado federal Zé Ricardo que destinou à Cáritas Arquidiocesana de Manaus.
O projeto Paneiro está desenvolvendo diversos cursos e oficinas em diferentes áreas de trabalho e locais da cidade de Manaus, em parceria com algumas instituições. Dentre elas, a Pastoral da Comunicação, a paróquia São Pedro, o Instituto Alternativo de Petrópolis e o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) e o Instituto Madre Tereza.
O que é a economia de Francisco e Clara?
É um modelo econômico baseado no amor, uma provocação lançada à sociedade a repensar a economia existente e de humanizar a economia de amanhã, tornando-a mais justa e sustentável, assegurando uma nova preeminência para as populações excluídas. Chama – se Economia de Francisco e Clara porque, como ambos os santos, tem o objetivo de ser ponte entre os que têm muito e os que têm pouco, caminhando lado a lado, masculino e feminino, em igualdade e, com isso, transformar os conceitos existentes.
Em vez de competição, colaboração.
Em vez de egoísmo e individualismo, generosidade.
Em vez de exploração, processos sustentáveis.
Em vez de acumular, distribuir.
Em vez do consumo em excesso, o necessário e responsável.
Em vez de ganância, altruísmo.
Francisco é São Francisco de Assis, frade italiano canonizado pela Igreja Católica e adorado por milhares de fiéis ao redor do mundo. Clara de Assis, nascida numa nobre família italiana, também se tornou santa pela Igreja. Em comum, ambos têm a missão de vida.
Clara foi a fundadora do ramo feminino da ordem Franciscana, completamente inspirada pelo próprio Francisco e seu modo de vida. Ela, também, fez voto de pobreza e dedicou sua vida ao próximo.