A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM), através do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), divulgou os resultados da Pesquisa Sondagem de Vendas – Devolutiva Dia dos Pais 2024. A pesquisa, realizada nos dias 12 e 13 de agosto de 2024, abordou 318 empresas do comércio varejista de Manaus.
O levantamento revelou que 62% das empresas entrevistadas registraram aumento nas vendas do Dia dos Pais, representando um aumento de 32% em relação ao ano passado, onde apenas 47% das empresas responderam com aumento de vendas em relação ao ano anterior.
Dentre as empresas que relataram crescimento, 94% indicaram um aumento de vendas entre 10% e 35%, destacando-se segmentos como Restaurantes, Churrascarias, Vestuário, Calçados e Perfumarias.
O estudo também ressaltou a crescente adesão ao e-commerce, com 64% das empresas utilizando plataformas online para impulsionar suas vendas. O valor médio de compras por consumidor atingiu R$ 228,25, representando um crescimento de 48% em relação ao ano anterior, sendo o cartão de crédito o meio de pagamento mais utilizado (53%), seguido por pagamento à vista (43%) e crediário ou cartão próprio da loja (4%).
Entre os principais atrativos para os consumidores, Promoções e Ofertas lideraram com 61%, representando um aumento de quase 50% em relação a 2023, seguido de Brindes e Sorteios (16%) e Facilidade de Pagamento (9%).
Para 31% das empresas da pesquisa a contratação de mão de obra foi necessária (99 empresas), representando um aumento de 10% em relação ao ano de 2023 nesta mesma data comemorativa.
A pesquisa também abordou as expectativas para o próximo semestre, revelando que 43% dos empresários pretendem manter o quadro funcional atual, enquanto 20% planejam aumentar o número de funcionários.
Para acessar a pesquisa completa, acesse o site da Fecomércio AM: fecomercio-am.org.br .