Blitz Amazônico
Amazonas

Exposição “Sem Medo de Viver” da Defensoria Pública chega ao shopping Grande Circular

Iniciativa traz painéis com histórias de transformações de 11 mulheres que foram vítimas de violência doméstica; objetivo é ampliar a visibilidade do enfrentamento à violência contra a mulher

A exposição “Sem Medo de Viver”, da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), chegou ao shopping Grande Circular, na zona leste de Manaus. Organizada pelo Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), a mostra traz painéis com as histórias de mulheres que superaram a violência doméstica.  

O objetivo da iniciativa é ampliar a visibilidade do enfrentamento à violência contra a mulher, aproximando o tema do dia a dia da população. Cada painel conta a trajetória de mulheres assistidas pela Defensoria e tem QR Code que direciona o público a vídeos com depoimentos completos. 

A mostra permanece no shopping Grande Circular até o dia 15 de setembro. Em seguida, de 6 a 23 de setembro, a exposição poderá ser acompanhada pelos frequentadores do  shopping Manaus ViaNorte, na Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3541, Santa Etelvina. 

Voz que ecoa

A industriária Patrícia Gomes de Souza, 41 anos, parou diante de um dos painéis e avaliou a importância da exposição em local público. 

“Encontrar uma mostra dessas dentro de um shopping é de grande importância. A gente tem voz, tem oportunidade de falar. Muitas vezes, por medo ou por vergonha, as mulheres acabam se retraindo. Aqui, a gente vê que pode falar, que pode pensar em formas de resolver situações dentro de casa ou até mesmo com pessoas próximas. Eu acho sensacional”, afirmou. 

Conscientização 

Levar a exposição da Defensoria para a zona leste tem o objetivo de dialogar diretamente com mulheres que vivem em áreas mais afetadas pela violência doméstica. 

Além de relembrar a trajetória da Lei Maria da Penha, o projeto reforça que é possível romper o ciclo de violência, denunciar agressores e recomeçar com apoio institucional. 

A mostra “Sem Medo de Viver” seguirá percorrendo diferentes pontos de Manaus nas próximas semanas, como forma de sensibilizar e estimular outras mulheres a reconhecerem que não estão sozinhas e que existem caminhos para superar a violência. 

Texto: Ed Salles 

Foto: Junio Matos

Post Relacionado

Fapeam leva para a ExpoAmazônia BIO&TIC projetos na área da educação e biotecnologia

EDI FARIAS

DPE-AM inicia agendamentos para mutirão de reconhecimento de paternidade e maternidade em Manaus

blitzamazonico

Deputada Alessandra Campelo destaca execução de emendas em Beruri

Patrick da Silva FARIAS