Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Experiências da Prefeitura de Manaus ganham destaque em evento de secretarias de saúde do Norte e Nordeste

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), marca presença no 10º Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde que inicia, neste sábado, 6/9, no centro de convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, no bairro de Flores, zona Centro-Sul da cidade.

Pelo menos 100 servidores da Semsa, entre gestores, profissionais de saúde e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), participam do evento, que termina na segunda-feira, 8/9, e é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM). O objetivo do congresso é estimular a busca de soluções para os desafios da saúde pública a partir do compartilhamento de experiências e informações.

Para a titular da Semsa, Shádia Fraxe, o evento do Cosems é um momento fundamental para a troca de vivências e saberes entre os profissionais da atenção primária à saúde.

“Apesar das particularidades dos estados do Norte e Nordeste, é importante destacar que também existem muitas semelhanças. Ao promover essa troca de vivências, fortalecemos a construção conjunta de soluções para os desafios enfrentados no cotidiano de quem faz o SUS. Nesse sentido, a Semsa irá apresentar suas práticas bem-sucedidas”, ressaltou a secretária.

Apresentação

A Gerência de Saúde Bucal da Semsa, apresentou, na manhã deste sábado, 6/9, dois trabalhos, sendo o primeiro o “Ordenamento da rede de saúde bucal para prevenção do câncer de boca na Semsa Manaus”, que conquistou o primeiro lugar na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da política nacional de saúde bucal “Brasil Sorridente em Brasília, em novembro do ano passado.

A experiência mostra como a adoção de procedimentos nos fluxos de atendimento aos usuários favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, refletindo na mudança na condução dos casos.  A diretora da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, cirurgiã-dentista Cláudia Carvalho, explica que a inovação nasceu da necessidade de analisar os fluxos até então adotados pela área de Saúde Bucal frente ao número de biópsias realizadas na rede primária de atenção à saúde.

A cirurgiã-dentista ressalta que o número de solicitações de biópsias reunidas no sistema de dados não refletia os procedimentos requeridos pelos profissionais de saúde da ponta, o que sinalizava a necessidade de um controle maior, para um acompanhamento mais preciso dos usuários que tinham realizado os procedimentos.

“Sentimos a necessidade de fortalecer e acompanhar o fluxo do atendimento de casos que necessitavam desse procedimento. Uma das primeiras ações envolveu a qualificação dos servidores para a oferta do serviço de nível especializado nas unidades básicas de saúde, sobretudo nas regiões mais distantes do centro urbano. Antes disso, o serviço era restrito aos CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), então o ganho foi muito significativo para os usuários”, assinala Cláudia.

A experiência “Impacto do Julho Laranja na otimização do atendimento odontológico na idade de 0 a 2 anos e Manaus”, que evidencia as ações de conscientização da campanha em unidades de saúde e estabelecimento de ensino vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), também será apresentada no congresso.

Estruturada em várias frentes de trabalho que se embasam no reforço dos hábitos saudáveis e no acompanhamento odontológico infantil, a campanha investe na sensibilização de gestores escolares, familiares e junto às crianças, utilizando elementos lúdicos presentes no teatro, na dramatização e nos jogos infantis, reforçando que pequenos cuidados fazem a diferença.

A Diretoria de Inteligência de Dados (DID), também se fará presente no congresso com dois trabalhos aprovados na “Mostra Aqui tem SUS”, sendo o primeiro intitulado “Gestão da Informação Estratégica na APS: criação da Diretoria de Inteligência de Dados em Manaus”, e o segundo a “Implantação do módulo raio-x: estratégia para redução do tempo de espera no diagnóstico da TB”.

A Diretora do DID, Sanay Souza Pedrosa, também participará da mesa que debaterá as contribuições do e-SUS para a gestão do cuidado, falando sobre a experiência-piloto do e-SUS APS em Manaus.

— — —

Texto e fotos – Divulgação/Semsa (em anexo)

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus seleciona bolsistas para programa de iniciação científica da Escola de Saúde Pública

blitzamazonico

Prefeitura participa do 6º Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca e comemora inovação no segmento

victoria Farias

‘Estamos recebendo a dose de esperança dos nossos filhos’, diz mãe emocionada, após ver filhos vacinados

Victória Farias