Blitz Amazônico
Educação

Estudantes da zona Norte participam de projeto “Cenários da Natureza”: Teatro, ecologia e sabedoria  dos povos originários para a juventude

A iniciativa oferece aos estudantes do ensino médio uma oficina gratuita de teatro ecológico, com foco nas narrativas dos povos originários da Amazônia

O projeto “Cenários da Natureza: Teatro, ecologia e sabedoria dos povos originários para a juventude” leva o encanto do teatro ecológico para os jovens do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dariana Côrrea Lopes, localizado na zona norte de Manaus. Idealizado pelo ator e professor de teatro Antônio Rogério dos Santos, a iniciativa oferece aos estudantes do ensino médio uma oficina gratuita de teatro ecológico, com foco nas narrativas dos povos originários da Amazônia.

Através de jogos, dinâmicas e exercícios teatrais, os participantes são incentivados a desenvolverem sua criatividade, expressarem seus sentimentos e reflexões sobre o meio ambiente e a cultura indígena. A imersão nas histórias e tradições dos povos originários promove o respeito à natureza e à diversidade cultural, além de despertar a consciência ambiental e o senso de responsabilidade social nos jovens.

De acordo com o idealizador do projeto, a atividade nasce da necessidade em dar continuidade a uma pesquisa que vem se desenvolvendo desde 2013, denominado teatro ecológico.

“Hoje eu já não acho assim tão lógico, e sim sensível, então, o chamo de   teatro ecosensível, um teatro capaz de sensibilizar as pessoas a partir do ato do fazer teatral. E isso, nos remete a entender uma sensibilidade dentro do cenário, dentro do figurino, uma sensibilidade no texto, uma sensibilidade da pessoa do ator”, enfatizou o ator. 

A oficina, originalmente programada para acontecer de 18 à 24 de março, teve sua duração ampliada devido à grande procura. Agora, os jovens podem participar das atividades até o dia 1º de julho, explorando o rico universo do teatro ecológico e conectando-se com a sabedoria ancestral dos povos originários da Amazônia.

A oficina “Cenários da Natureza” se configura como um espaço de aprendizado e troca de experiências, onde os jovens podem se conectar com a natureza, a cultura e a arte de forma lúdica e inspiradora. Através do teatro ecológico, os participantes são incentivados a se tornarem agentes de mudança, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e harmonioso.

O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no edital da Manauscult, do programa Concultura. 

Post Relacionado

Reitores do Rio de Janeiro criam fórum em defesa da educação

EDI FARIAS

Prefeitura de Manaus reinaugura unidade de ensino no bairro Novo Aleixo

victoria Farias

Aluno da prefeitura é medalha de bronze na 7ª Olimpíada de Geografia

victoria Farias