Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Estudantes da rede municipal participam de aula do projeto Academia Ambiental com vivências práticas na natureza

Estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental da escola municipal Alfredo Linhares, localizada no bairro São José Operário, zona Leste de Manaus, participaram, nesta quarta-feira, 18/3, de uma aula de “Consciência Ambiental” promovida pelo projeto Academia Ambiental. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e envolveu 40 estudantes e quatro servidores da unidade de ensino, que acompanharam toda a atividade pedagógica. 

O projeto Academia Ambiental tem como principal objetivo promover a conscientização ambiental entre os estudantes da rede municipal, por meio de vivências práticas na natureza. A programação oferece atividades educacionais fora da sala de aula com os alunos, despertando o senso de responsabilidade com a preservação da Amazônia.

A programação incluiu visitas a pontos de referência ambiental, como a árvore amazônica samaúma, o mirante com vista para o Encontro das Águas, o meliponário de abelhas sem ferrão, o laboratório de sementes e a trilha ecológica da reserva. Durante o percurso, os estudantes conheceram a diversidade florística do local e participaram de momentos de aprendizagem ao ar livre, com destaque para a visita de uma castanheira centenária. No espaço, foram abordados temas como a importância da floresta para o equilíbrio do ecossistema, o ciclo da água e a relevância da arborização urbana. 

O coordenador das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Renato Bezerra, destacou que a proposta da aula é despertar nos estudantes o senso de responsabilidade ambiental desde o ambiente escolar. 

“Hoje, realizamos mais uma atividade do projeto Academia Ambiental, que é fruto da parceria entre as Ocas do Conhecimento da Semed e o Instituto Soka da Amazônia. A iniciativa busca estimular a consciência ambiental nas crianças e adolescentes, proporcionando uma vivência prática em contato direto com a natureza. Essa experiência contribui para formar cidadãos mais comprometidos com a preservação ambiental e com o cuidado com o meio ambiente”, afirmou o coordenador.

A atividade busca também promover a sensibilização ambiental e um olhar crítico dos participantes sobre impactos antrópicos na biodiversidade, bem como, integrou momentos teóricos e práticos, reforçando a proposta de educação ambiental por meio da experiência direta com a natureza.

Texto –  Jorgiane Castinares/ Semed 

Foto –  Divulgação/ Soka 

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus fortalece economia local com apoio ao ‘ZL Rodeio Show 2025’

victoria Farias

Prefeitura de Manaus realiza distribuição dos kits de pneus para trabalhadores

Victória Farias

Prefeitura de Manaus prorroga prazo da Consulta Pública On-line 2026 até 27 de março

blitzamazonico