Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Estudantes da Prefeitura de Manaus participam de palestra da comissão “OAB Vai à Escola” sobre bullying e cyberbullying

Uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e a Comissão “OAB Vai à Escola”, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Amazonas, resultou na realização de uma palestra com o tema “Bullying e Cyberbullying: responsabilidades, penalidades e consequências”. A ação aconteceu nesta terça-feira, 19/8, na Escola Municipal Prof. Paulo Graça, localizada no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul da capital.

A atividade contou com a participação de aproximadamente 90 estudantes, com idades entre 12 e 14 anos, matriculados no 7º e 8º anos do ensino fundamental. A programação ocorreu na sala de ciências da unidade escolar e integrou as ações contínuas da Semed voltadas à promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar.

Na ocasião, a pedagoga Danielli Pascarelli destacou a relevância da palestra para os alunos da rede municipal. “Essa ação é muito significativa, porque muitos alunos estão sofrendo com o bullying na internet e nem sabem identificar. Por isso, precisamos esclarecer o que é o cyberbullying, que acontece justamente onde eles mais convivem. Esses adolescentes são nativos digitais e precisam entender que também existem ameaças no ambiente virtual”, explicou a pedagoga.

Um dos participantes da ação, o presidente da Comissão “OAB Vai à Escola”, Manoel Júnior, disse que a proposta da OAB-AM com esse trabalho é combater situações de bullying e cyberbullying, em parceria com órgãos como a Semed, especialmente após a aprovação da Lei nº 14.811/2024, que altera o Código Penal brasileiro para incluir os crimes de bullying e cyberbullying.

“Estamos atuando fortemente com ações preventivas, pois agora temos uma legislação que pune severamente menores que praticam bullying, especialmente o cyberbullying, por causa da viralização nas redes sociais. Com essas palestras, queremos alertar e conscientizar os alunos e toda a comunidade escolar sobre a gravidade do tema”, destacou Manoel.

A estudante Laura Alves, 12 anos, do 7º ano A, participou da palestra e avaliou positivamente a iniciativa. “Infelizmente, esse tema ainda é visto como um grande tabu — pelo menos eu vejo assim. Por isso precisa ser debatido, principalmente dentro das escolas, porque acredito que é onde mais acontece. Esse momento foi importante para mim, porque pude tirar dúvidas, fazer perguntas e aprendi mais sobre o assunto. Ou seja, foi muito produtivo”, afirmou a aluna.

Texto – Emerson Santos / Semed

Foto – Eliton Santos / Semed

Post Relacionado

Cobertura da Atenção Primária à Saúde em Manaus alcança marca de 80%, acima da média nacional

blitzamazonico

Ageman dá prazo de 48 horas para ManausLuz restabelecer iluminação pública no Distrito Industrial

blitzamazonico

Prefeitura divulga funcionamento dos serviços neste feriado nacional do Dia de Tiradentes, 21/4

victoria Farias