Blitz Amazônico
Amazonas

Estação de Tratamento Móvel leva água tratada para comunidades ribeirinhas em Tefé

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Amazonas, entregou nesta quinta-feira (19/10) uma Estação de Tratamento de Água Móvel (Etam), do programa Água Boa, para atender comunidades ribeirinhas afetadas pela estiagem no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). A entrega da estação faz parte da Operação Estiagem 2023.

Segundo o governador Wilson Lima, a estação tem o objetivo de reforçar o fornecimento de água potável em regiões que enfrentam as consequências da descida dos rios.

“Essa é uma balsa que vai ficar subindo e descendo nesse trecho do rio. E ela vai parar em alguns pontos para que a comunidade possa ir com sua rabetinha, levando seu garrafão e poder pegar água potável para consumir”, explicou Wilson Lima.

A estação tem capacidade para armazenar 10 mil litros de água, atendendo 10 mil pessoas diariamente. Ela foi instalada em uma balsa equipada para coletar água e realizar o tratamento.

Entre as comunidades beneficiadas com o programa Água Boa, está a de São Conrado, onde vivem 20 famílias. No local, os moradores já enfrentam dificuldades para conseguir acesso a água potável.

Devido à descida do rio Solimões, Edevaldo Seixas, 46, precisa atravessar o rio e caminhar mais 30 minutos para conseguir encher o garrafão de água.

“Agora tá muito difícil. Nós temos que ir na comunidade, lá em cima, ou então ir em Tefé pegar para trazer a água pra beber”, afirma.

Edevaldo diz, ainda, que a água da Estação de Tratamento vai facilitar a vida dos comunitários.

“Essa água é muito importante para nós, porque a água que nós temos aqui já não presta pro nosso consumo. Vai chegar em boa hora”, disse o morador.

Etam em Careiro da Várzea

O Governo do Amazonas também implantou uma Etam no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus) para atender comunidades impactadas pela vazante.

A Estação de Tratamento de Água Móvel no município tem a capacidade de atender até 5 mil pessoas por dia com água potável. A estrutura está instalada em uma embarcação, atendendo diversas comunidades.

Fotos: Alex Pazuello / Secom

Post Relacionado

Ouvidoria-Geral da SSP-AM realizou mais de 8 mil atendimentos no 1º trimestre de 2024

EDI FARIAS

Amazonastur alerta visitantes sobre riscos de golpe ao contratar serviços turísticos irregulares

EDI FARIAS

Em Brasília, Sepror visita Banco de Alimentos para tratar de políticas públicas para redução de desperdício de alimentos

EDI FARIAS