Blitz Amazônico
Manaus

Escolas públicas participam de projeto educacional e recebem livro “Imagens que Transformam”

O livro reúne fotografias produzidas por estudantes e tem destaque para os vencedores de Manaus.

Estudantes de escolas municipais de Manaus começam a receber livros do projeto “Imagens que Transformam”, que teve como objetivo a conscientização ambiental dos jovens. O conteúdo reúne fotografias dos nove finalistas da capital amazonense, além dos quatro ganhadores do projeto, que teve a participação de 23 escolas. O pontapé inicial foi dado na manhã dessa terça-feira (26), na Escola Municipal Olga Figueiredo, situada no bairro Cidade de Deus, zona Norte da cidade.

Ao todo, serão entregues 600 exemplares, totalmente gratuitos, para todas as escolas que participaram da iniciativa. Em Manaus, um dos vencedores foi o estudante Ryan Gomes, de 15 anos. O jovem revelou que soube do projeto através da professora de artes da escola.

“Depois que soube do projeto, parei para prestar atenção em como estamos poluindo o meio ambiente. Percorri algumas ruas do meu bairro e vi o quanto do lixo é jogado nas ruas e nos igarapés. Fiz a foto aqui mesmo na comunidade e desde então tenho tentado conscientizar os moradores sobre a importância do uso consciente e da preservação da água”, destacou o estudante, que hoje cursa o 1º ano do ensino médio.

O objetivo do projeto educacional foi chamar a atenção dos moradores de cidades de todo Brasil para o uso consciente e sustentável da água, abordando a poluição dos rios, descarte indevido de lixo, a importância do esgotamento sanitário, dentre outros. O “Imagens que Transformam” utiliza a fotografia como forma de expressão para abordar o tema.

“O nosso negócio é relacionado à água, desde a captação, passando pelo abastecimento nas casas e na coleta para que este líquido seja tratado e retorne à natureza livre de contaminações. Trabalhar este tema com os jovens é educar e conscientizar para que cada um saiba qual a sua participação neste processo. O projeto chega como uma ferramenta importante para chamar a atenção destes jovens”, destaca a coordenadora de Responsabilidade Social da concessionária, Karina Moraes.

A primeira etapa do projeto foi realizada no segundo semestre de 2023. Professores das escolas municipais participaram de oficinas de capacitação e, a partir daí, replicaram os conhecimentos adquiridos para os estudantes.

“Este projeto foi de suma importância, principalmente porque o tema água é vital para a vida. O nosso objetivo foi despertar o senso crítico dos alunos sobre este bem que é comum e que muitas vezes não é bem cuidado e isso nós conseguimos”, relatou a professora de Artes, Kely Moreira.

Após a primeira etapa, os alunos saíram em campo para realizar registros fotográficos. O material passou por votação popular e por uma comissão julgadora para eleição das melhores campanhas de cada cidade.

“Ficamos muito felizes com a oportunidade de desenvolver estas atividades com os nossos alunos para que estes jovens possam também fazer parte da sociedade com uma visão ampliada. A partir deste projeto conseguimos desenvolver o sentimento de cuidado com a água e com todo ecossistema. Estamos muito gratos à Águas de Manaus”, finalizou o diretor da Escola Municipal Olga Figueiredo, Maurício Odilon.

Sobre o projeto

“Imagens que Transformam” é uma parceria Águas de Manaus com a Flamingo Comunicações e a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), por meio da Lei Federal de incentivo à cultura.

 A iniciativa alcançou mais de 4,3 mil estudantes em todo País. O livro, lançado nessa terça-feira (26), reúne as produções do projeto educacional. Além de Manaus, participaram do projeto as cidades de Barcarena (PA), Campo Grande (MS), Cordeiro (RJ), Itaboraí (RJ), Miracema (RJ), Penha (SC) e São Francisco do Sul (SC).

Confira a matéria, acessando o link:

Escolas públicas participam de projeto educacional e recebem livro “Imagens que Transformam”  (aguasdemanaus.com.br)

Post Relacionado

Moradores das zonas leste e norte já estão usufruindo do espaço de lazer oferecido pelo Parque Amazonino Mendes

EDI FARIAS

 Defensoria inaugura núcleo de atendimento no shopping Grande Circular e reforça atendimento na Zona Leste de Manaus

Patrick da Silva FARIAS

Novo sistema de abastecimento de água vai beneficiar mais de 4 mil moradores da comunidade Ismail Aziz

blitzamazonico