Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Escola municipal Etelvina Pereira Braga da prefeitura é campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica – Etapa Estadual

A escola municipal Etelvina Pereira Braga, localizada no bairro Ouro Verde, zona Leste da cidade, da Prefeitura de Manaus, foi a grande campeã da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A conquista ocorreu nesta quarta-feira, 13/8, no Clube do Trabalhador do Sesi, também na zona Leste, durante o primeiro dia de provas da maior competição de robótica educacional do país. 

A escola, gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), venceu na modalidade Robótica de Resgate Presencial – Nível 1 e foi premiada com medalhas de ouro. Como reconhecimento pelo desempenho, a unidade também poderá receber passagens aéreas para participar da Etapa Nacional, prevista para acontecer em outubro. 

Participando da OBR pela primeira vez, os estudantes do 7º e 8º ano do ensino fundamental integram o Projeto Formativo de Letramento em Programação e Robótica – Procurumim, desenvolvido pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed. Na prova, os alunos enfrentaram desafios como o percurso de um seguidor de linha com obstáculos, rampas de subida e descida, além da simulação de resgate de vítimas com o robô. 

O professor de ciências Hermann Oliveira Nogueira, responsável pelo projeto na escola, destacou que a conquista é fruto de um trabalho contínuo e pedagógico com os alunos. “Essa vitória é resultado de um trabalho diário com os estudantes, que reforça o sentimento de pertencimento à escola. Mostra que a aprendizagem vai além da sala de aula e que experiências como essa geram resultados significativos”, afirmou.

Um dos destaques da equipe foi o aluno do 8º ano, Andrew da Silva Martins, de 15 anos, responsável pela programação do robô durante a prova. Ele comemorou o resultado e ressaltou os aprendizados da competição. 

“Essa conquista foi incrível para mim e minha equipe. Vai dar mais visibilidade à nossa escola e incentivar o acesso dos alunos à tecnologia, além de motivar a participação das escolas públicas em pesquisas científicas e tecnológicas. Aprendi muito sobre trabalho em equipe e resolução de problemas. Se o robô falhasse, eu precisava reprogramá-lo e testar novamente até funcionar”, contou o estudante. 

A programação da OBR termina nesta quinta-feira, 14/8, com as disputas nas modalidades de Robótica Virtual e Robótica Artística, com a participação também de escolas particulares. 

Texto – Paulo Rogério Veiga/Semed 

Foto – Eliton Santos/Semed

Post Relacionado

Mirante Lúcia Almeida e largo de São Vicente têm acessibilidade desde rampas até elevadores

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus promove ação itinerante do Sine em três bairros da cidade

victoria Farias

Prefeitura de Manaus realiza 3ª edição da ‘Caminhada Mães Especiais’

Patrick