Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Escola de Educação Especial da Prefeitura de Manaus realiza atividades em alusão à ‘Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’

Com o tema, “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, a Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) André Vidal de Araújo, da Prefeitura de Manaus, realizou, nesta segunda-feira, 25/8, atividades em alusão à “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, que acontecerá até o dia 1º/9, em unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A ação reforça que a condição não resume a identidade da pessoa. Cada indivíduo possui talentos, sonhos e singularidades além do diagnóstico. O foco está em oferecer oportunidades reais de transformação de vidas e garantir a escuta ativa e a participação direta das pessoas com deficiência na construção de políticas, decisões e narrativas.

A cerimônia contou com apresentações culturais de samba e carimbó, realizadas pelos estudantes, que emocionaram o público. Durante o evento, a diretora da escola, Rocicleide Baima, destacou a importância do momento.

“Essa semana é um marco de reflexão, mas também de celebração. Precisamos mostrar para a sociedade que nossos alunos têm voz, têm sonhos e têm muito a contribuir. A escola é esse espaço de oportunidades e transformação”, afirmou.

A semana, instituída pela Lei n° 13.585/2017, é celebrada anualmente de 21 a 28/8, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla, destacar suas potencialidades, defender seus direitos e promover a inclusão plena.

A professora da primeira fase, Thais Costa, reforçou a relevância do trabalho pedagógico inclusivo. “Quando olhamos para além do diagnóstico, conseguimos enxergar talentos e habilidades únicas em cada estudante. A educação inclusiva é isso, acreditar, investir e dar condições para que cada aluno alcance o seu melhor”, comentou.

Já Marines de Jesus, mãe do estudante Ângelo Miguel, falou com emoção sobre a experiência como família. “Ver meu filho tendo espaço para aprender, se apresentar e ser respeitado é uma conquista enorme. A escola André Vidal é como uma segunda casa para nós, porque aqui ele é acolhido e valorizado”, concluiu.

Texto – Jordana Rodrigues/Semed

Foto – Ulisson Santos/Semed

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus entrega kits de assistência humanitária para famílias afetadas pela chuva

victoria Farias

Segundo dia da “Semana do Regulado” da Visa Manaus traz orientações ao segmento de panificação

blitzamazonico

Mais de 35 mil metros de drenagens profundas implementadas pela prefeitura combatem os efeitos do inverno amazônico

blitzamazonico