Blitz Amazônico
Saúde

Enfermagem em foco: evento gratuito destaca a importância de profissionais da área

Para marcar o Dia do Técnico em Enfermagem, celebrado em 20 de maio, o Centro de Ensino Técnico (Centec) realiza, entre os dias 15 e 17 deste mês, a Semana da Enfermagem 2024. O evento será aberto ao público, que poderá receber atendimento gratuito para testagem contra dengue e covid-19, além de tipagem sanguínea. No mesmo período, palestrantes convidados debaterão, com os alunos, a importância da enfermagem nos dias atuais e para o futuro.
Profissional essencial no acesso à saúde, o técnico em enfermagem é responsável por auxiliar no cuidado com os pacientes, incluindo locomoção, registro de sinais vitais, administração de medicamentos, realização de curativos e auxílio em procedimentos médicos. Coordenadora do curso de enfermagem e de especializações do Centec, Suzana Leite diz que o evento busca reforçar a necessidade dos profissionais da área.
“A Semana da Enfermagem é uma forma de homenagearmos a importância do papel da enfermagem na saúde da população, possibilitando a reflexão da categoria e a valorização dos profissionais que atuam no setor. O objetivo é evidenciar a profissão da enfermagem como peça fundamental no mercado de trabalho, destacando consigo a ética, a ciência e a humanização desse profissional”, destaca ela.
Os dois primeiros dias do evento (15 e 16) serão voltados para atividades acadêmicas (saiba mais abaixo). Os atendimentos ao público acontecerão em 17 de maio, das 8h às 17h, por ordem de chegada. O serviço estará disponível no Salão Escola do Centec, localizado na avenida Djalma Batista, n.º 646 – São Geraldo.
Serão oferecidos testes de covid-19, tipagem sanguínea e dengue. A professora Suzana Leite afirma que este último foi especialmente pensado como uma maneira de a escola “contribuir para o diagnóstico precoce da doença”, que tem causado um surto no país. Já são mais de 9,2 mil casos prováveis no Amazonas, só em 2024, segundo o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde.

Debates
Nos dois primeiros dias da programação, o foco será nos profissionais em formação pelo Centec. A coordenadora do curso ressalta que o momento foi pensado para permitir um debate sobre o papel do técnico de enfermagem em um momento de maior atenção à saúde da população, com reflexos do pós-pandemia e do envelhecimento da pirâmide etária brasileira.
No dia 15, a primeira palestra será sobre ética profissional, com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AM), que estará representado pela conselheira Daniely Cristina Guimarães e a enfermeira fiscal Juliana Pereira Lopes. O debate vai acontecer pela manhã, às 9h. Já às 19h, o debate será sobre o técnico de enfermagem no mercado de trabalho, com a diretora pedagógica do Centec e enfermeira Eliana Cássia de Souza.
No segundo dia, será a vez da palestra ‘A importância da boa comunicação em Enfermagem’, com o professor Roberto Luiz, docente do curso no Centec. Ele explica a relevância deste tema para a boa atuação profissional dos técnicos.
“Essa palestra vai contribuir com a formação dos alunos, porque vai mostrar a importância da boa comunicação dentro da enfermagem. Como estamos falando de técnicos, diz respeito à comunicação com seus superiores e com todo o restante da equipe de saúde, mas também contribui para um atendimento humanizado com o paciente”, destaca.
No mesmo dia, haverá ainda a palestra ‘Atuação da equipe de Enfermagem frente à Parada Cardiorrespiratória, com a enfermeira e bombeira militar Maximina Malagueta. A programação também prevê a realização de salas temáticas preparadas pelos alunos, com apoio de professores, para tratar de temas como ‘o papel da enfermagem na cirurgia obstétrica’, e ‘desvendando mentes assassinas’.

Foto: Freepik

Post Relacionado

Prefeitura irá ofertar serviço de inserção de DIU de forma inédita na zona Rural de Manaus

blitzamazonico

Enfermeiros há quatro meses sem receber, técnicos ganham pouco mais de um salário-mínimo, comem refeições com barata, dormem com ratos nos confortos, muitos estão se suicidando porque não aguentam mais a saúde no nosso estado

Redação

Malária: Amazonas apresenta redução de 5,6% dos casos

EDI FARIAS