Blitz Amazônico
Amazonas

Eneva traz, pela primeira vez, Orquestra Sinfônica Brasileira para o Estado do Amazonas

Novas parcerias foram anunciadas para a educação de crianças e jovens no interior do Estado, como o Conexões Musicais, os Vingadores, o DICARA e o Olha o Curumim

A Eneva, que é a maior operadora privada de gás natural on shore (em terra) do Brasil e uma empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções de energia, divulgou, nesta quinta-feira (13/04/2023), os projetos Conexões Musicais, Vingadores, DICARA e Olha o Curumim, que vão beneficiar os jovens das regiões de Silves, Itapiranga e Itacoatiara, no interior da Amazônia.

Os anúncios foram feitos com a participação da população de Silves, que foi até a prefeitura para acompanhar a divulgação das novidades, feita em conjunto com o prefeito Paulino Grana. Estiveram presentes ainda o secretariado municipal, vereadores da câmara, agentes da sociedade civil e representantes dos projetos da OSB, da Associação Esportiva Vingadores, da Fundação Amazônia Sustentável e da Amazon Produções — todos fomentados pela companhia.

“Estamos muito empolgados para trazer projetos deste porte para auxiliar no desenvolvimento do interior do Estado. Um dos nossos focos é investir no futuro das crianças e adolescentes de regiões como Silves, Itapiranga e Itacoatiara. Sabemos que educação transforma vidas.” explica a diretora de ESG, Saúde & Segurança e Comunicação da Eneva, Anita Baggio.

Conexões Musicais: programa inédito para a transformação social com o uso da música

O Conexões Musicais é uma iniciativa inédita no Amazonas e que pretende impactar positivamente a população no interior do Estado por meio da música. Ele acontecerá nas escolas de Silves e Itapiranga com 130 horas de aulas gratuitas de capacitação, unindo inclusão social, música, educação e meio ambiente. Cerca de 200 alunos desses dois municípios serão beneficiados com atividades gratuitas de aperfeiçoamento musical e educação ambiental por meio de seminários. Além disso, o projeto prevê a realização de três concertos musicais, incluindo uma apresentação inédita da OSB, em conjunto com músicos locais, no dia 19 de outubro de 2023, no Teatro Amazonas, em Manaus.

Vingadores: iniciativa apoiada pela Eneva vai formar atletas

Outra novidade anunciada foi o programa Os Vingadores, que pretende potencializar os talentos esportivos de crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, preparando esses jovens para que se tornem atletas de alto rendimento em futebol de campo e futsal. Graças à parceria com a companhia, será possível levar de Manaus para o interior do Estado a metodologia de ensino que capacitará esses alunos para que sejam jogadores de alta performance e possam ter condições de participar de campeonatos pelo Brasil com a Associação Esportiva Vingadores, que é parceira da Eneva nesta iniciativa.

DICARA: reforço da Cidadania dos jovens ribeirinhos

Durante a cerimônia nesta manhã, também foi divulgado o início da parceria com a Fundação Amazônia Sustentável, responsável pelo projeto DICARA, que atua desde 2014 em diversos municípios do Amazonas. O objetivo é desenvolver integralmente a criança e o adolescente ribeirinho da Amazônia por meio da conscientização de seus direitos e deveres. No dia 25 de abril de 2023, com o apoio da Eneva, será realizado em Itapiranga o lançamento do DICARA, que executará oficinas socioeducativas, de informática, de manicure, de culinária regional etc. O DICARA também irá abrir um edital público convocando mão de obra local qualificada, com foco em Silves e em Itapiranga, para atuar como instrutores dessas oficinas.

Olha o Curumim: as crianças aprendendo e alertando sobre a segurança no trânsito

A companhia também vai ampliar o alcance do Olha o Curumim, que é um projeto da Amazon Produções fomentado pela Eneva, voltado para a educação no trânsito. São utilizadas representações teatrais interativas com crianças de quatro a sete anos, com o espetáculo “Olha o Curumim no Trânsito”. Em 2022, três mil crianças foram impactadas positivamente e, em 2023, este número irá dobrar, alcançando seis mil crianças de Silves, Itapiranga e Itacoatiara.

Enquanto o lançamento ocorria na prefeitura de Silves, no lado externo, era realizada uma feira com produtos locais, provenientes de iniciativas também apoiadas pela Eneva. A população pôde se conectar com integrantes de projetos como o Agroflorestais, de estímulo à bioeconomia, à geração de renda com uso da agricultura valorizando a floresta em pé, produção mel amazônico de abelhas sem ferrão; do café Robusta; e o Elas Empreendedoras, que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social para que sejam economicamente independentes por meio da fabricação de biojoias, produção culinária e artesanato.

Sobre a Eneva

A Eneva é a maior operadora privada de gás natural on shore (em terra) do Brasil e uma empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções de energia. A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e Maranhão. Atualmente, opera 11 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM). Adicionalmente, possui nestas regiões uma área total sob concessão superior a 60 mil km².

Com um parque de geração com 6,3 GW de capacidade contratada e de projetos já em fase de construção, a Eneva produz energia segura e competitiva para o sistema elétrico brasileiro. Seus ativos de geração termelétrica estão localizados nos estados do Maranhão (Complexo Parnaíba e Itaqui), Ceará (Pecém II e Termofortaleza), Sergipe (Celse — Usina de Porto de Sergipe) e Roraima (Jaguatirica II) e estão em fase de implementação no Amazonas (Complexo de Azulão). Em renováveis, a Eneva possui dois ativos operacionais e um pipeline de geração centralizada e distribuída, com destaque para o Parque Solar Futura, em Juazeiro, na Bahia.

Pioneira por natureza, a Eneva desenvolveu um modelo de negócio inédito no Brasil: o Reservoir-to-Wire (R2W), que consiste na geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural. Com isso, a companhia desempenha um papel importante na transição da matriz energética brasileira, oferecendo energia a partir de um combustível flexível, econômico e eficiente. Listada no Novo Mercado da B3 (Bolsa de Valores brasileira) desde 2007, a empresa integra o Ibovespa e, em 2023, passou a fazer parte, pela primeira vez, da Carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE da B3) — além de outros índices da Bolsa. A Eneva visa continuar crescendo de forma responsável, oferecendo soluções de energia confiáveis e acessíveis para a sociedade.

Post Relacionado

Em Itacoatiara, Núcleo de Defesa da Saúde realiza curso sobre judicialização de medicamentos

victoria Farias

Instituto do Sono participa da SLEEP 2023 com apresentação de 11 estudos

Patrick da Silva FARIAS

PIB do Amazonas cresce acima da média nacional 

EDI FARIAS