Agenda de quatro dias de trabalhos no município totalizou 170 atos realizados, além de atendimentos de 25 custodiados na delegacia
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) se fez presente em Urucurituba (a 218 quilômetros de Manaus) ao longo da última semana, quando em uma agenda de quatro dias de trabalho realizou mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos e dos custodiados da Delegacia de Polícia, que também passou por uma inspeção carcerária.
Foram realizados 170 atos durante o mutirão no prédio da Câmara Municipal, relacionados principalmente às demandas de segunda via de documentos e retificação de registro. Também foram atendidos casos na área de família e realizados acordos.
Vinte e cinco custodiados na delegacia foram atendidos.
A agenda no município foi realizada pela defensora Mariana Paixão, coordenadora da DPE-AM na região do Médio Amazonas, com sede em Itacoatiara, e pela servidora Adrieida Maklouf.
“Urucurituba é uma cidade que nos acolhe muito bem. Durante ações como essa, percebemos o quanto as pessoas são carentes de seus direitos mais básicos e, em consequência, o quanto é fundamental a presença da Defensoria Pública em todos os lugares para viabilizar o acesso à justiça”, destaca a defensora Mariana Paixão.
Sobre a Defensoria
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disso, a Defensoria Pública promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.
Texto: Luciano Falbo
Foto: Divulgação/DPE-AM