Blitz Amazônico
Amazonas

Em reunião com Embaixada e operadores portuários do Peru, Sedecti destaca potencial de parceria com o Porto de Chancay

Evento discutiu as oportunidades e desafios que o novo porto de Chancay, no Peru, trará para a integração comercial entre a Zona Franca de Manaus e a Amazônia Ocidental

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, participou, nesta quinta-feira (19/09), da reunião com representantes da Embaixada do Peru no Brasil e operadores portuários peruanos, realizada na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no Distrito Industrial. Durante o encontro, ele destacou o potencial da parceria com o Porto de Chancay, no Peru, que possibilitará para a integração comercial entre a Zona Franca de Manaus e a Amazônia Ocidental.

De acordo com o secretário Serafim Corrêa, o Porto de Chancay está destinado a se tornar o maior porto da costa pacífica peruana, o que representa uma oportunidade estratégica para o Amazonas em termos de logística e comércio exterior. “Essa reunião é o primeiro passo para que importadores e operadores portuários do Peru e do Amazonas possam dialogar e explorar oportunidades de colaboração mútua”, afirmou.

Conforme explicou Serafim, a iniciativa da rota Chancay-Manaus faz parte das Rotas de Integração Sul-Americana, o que, além de representar uma oportunidade para importação e exportação entre a Ásia e a América do Sul, também impulsiona a integração comercial entre os países sul-americanos.

“Estamos aqui dando todo o apoio a essa iniciativa e estamos juntos, vamos vencer mais essa”, enfatizou Serafim Corrêa, ao reforçar o compromisso do governo do Amazonas em fomentar parcerias que impulsionem a economia local.

O encontro contou com a presença embaixador do Peru no Brasil, Romulo Acurio, que apresentou detalhes sobre o Porto de Chancay, em construção na costa do Pacífico e destacou a importância de fortalecer o entendimento entre Brasil e Peru no que diz respeito aos avanços logísticos e às oportunidades de cooperação entre os dois países.

“Os esforços logísticos do Peru coincidem com as iniciativas brasileiras de integração sul-americana, criando oportunidades claras de negócios entre os dois países, especialmente nas regiões fronteiriças. Estamos aqui para fortalecer esse diálogo e explorar as novas possibilidades de cooperação logística entre o Brasil e o Peru, em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia e de nossas nações”, destacou.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou a importância de compreender as particularidades da infraestrutura no país vizinho e como esses aspectos podem impactar o Polo Industrial de Manaus. “É importante compreender claramente as dificuldades em terras e rios peruanos, a navegabilidade dos rios do Peru, assim como a trafegabilidade das suas estradas e também, da nossa parte, o alfandegamento do nosso porto de Tabatinga”.

O evento contou também com a presença dos secretários-executivos da Sedecti, Gustavo Igrejas, Jeibi Medeiros e Tayana Rubim, do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, além de outras autoridades, diplomatas, empresários do PIM e associações.

Sobre o porto

O Porto de Chancay, cuja inauguração oficial está prevista para 17 de novembro de 2024, foi desenvolvido com um investimento de US$ 3,6 bilhões. Ele promete transformar as rotas de comércio entre a América do Sul e a Ásia, reduzindo o tempo de transporte de mercadorias entre Manaus e a China de 46 para até 20 dias, através de uma conexão direta com o porto peruano e Tabatinga. Na fase inicial, o porto deverá movimentar cerca de um milhão de contêineres por ano, criando novas oportunidades para o comércio exterior brasileiro e asiático.

Foto: Bruno Leão/ Sedecti

Post Relacionado

Defensoria expede recomendação para que Prefeitura de Tefé implemente melhorias no conjunto Castanheiras

Patrick da Silva FARIAS

Corpo de Bombeiros alerta para importância da emissão do AVCB para estabelecimentos comerciais e edificações

EDI FARIAS

Corregedoria do AM determina que unidades judiciais, Prefeituras e Estado informem dados a respeito das pessoas em situação de rua

EDI FARIAS