Blitz Amazônico
Cidade

Em Manaus, PADF realiza segunda etapa do curso de fotografia

A Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento (PADF), uma organização internacional sem fins lucrativos, criada em 1962, e que possui presença em mais de 25 países, realiza nos dias 15 e 22 de abril a segunda etapa do Curso de Fotografia. Segundo a PADF, o tema dessa edição será “O mundo através da lente”, criando um hemisfério de oportunidades que integra horizontes na efetivação dos direitos.
A coordenadora da PADF em Manaus, Ana Paula Angiole, informou que por meio do Programa Integrando Horizontes, a primeira etapa do curso foi executada nos dias 04 e 11 de março de 2023, ministrada pelo repórter-fotográfico Clóvis Miranda. Foi realizado também o curso “A arte integrando Horizontes”, ministrado pelo artista urbano Denis LDo.


“Foram atendidos 30 adolescentes migrantes e refugiados venezuelanos com ferramentas que venham contribuir para expressarem sua cultura, suas dificuldades, saudades, sonhos, desejos e sua vida em uma nova sociedade.
Para a PADF, as artes visuais contribuem junto aos adolescentes estimulando-os a praticar as habilidades de observação, senso crítico, criatividade, imaginação e de entendimento do mundo à sua volta. Essas capacidades aumentadas contribuem o desenvolvimento cognitivo com a expressão de sentimentos e a integração com um espaço novo, possibilitando a esses meninos e meninas apresentar e representar a forma como se percebem no fluxo migratório”, comentou Ana, completando: “Os relatos dos participantes nos foi gratificante, pois eles afirmaram que se sentiram integrados, respeitados e valorizados. Nunca imaginei que uma foto poderia falar por mim. Olhar os desenhos nas paredes, antes era apenas um desenho! Agora, vejo que tem algo a mais, têm uma mensagem, alguém está falando”, completou.

PADF
Ana disse ainda que a organização vem desenvolvendo suas atividades desde de 2021 na capital do Amazonas em parceria com órgãos estaduais, municipais e demais instituições. “Tais articulações se estabelecem pela necessidade de comunicação entre as políticas setoriais que viabilizam a efetivação para a proteção e integração de adolescentes e jovens migrantes e refugiados venezuelanos”, diz Ana Paula.
A Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento – PADF possui presença em mais de 25 países, incluindo países do Caribe, México, América Central e América do Sul com a missão de criar um hemisfério de oportunidades para todas as pessoas.
No Brasil, a PADF desenvolve o Programa Integrando Horizontes, com o objetivo de melhorar os mecanismos de proteção e integração de migrantes e refugiados venezuelanos vulneráveis, dentre nossos objetivos prioritários estão ações de Mecanismos de Proteção, Integração comunitária, meios de vida, Soluções WASH que encontram-se em desenvolvimento em Roraima – Boa Vista e Pacaraima, Rio Grande do Sul – Porto Alegre e no Amazonas em Manaus.

Fotos: Clovis Miranda

Post Relacionado

Semáforos têm fiação afetada e serão substituídos após falta de energia em Manaus

Jessika Caldas

Ônibus passa por cima de mulher que agoniza na av. André Araújo

Shayenne

Corpo de Bombeiros resgata seis carros envolvidos em acidente na BR-319

Shayenne