Blitz Amazônico
Educação

Em Manaus, escolas estaduais iniciam aplicação das provas do Saeb 2023

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, iniciou nesta quarta-feira (25/10), a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em Manaus. Até o dia 10 de novembro, aproximadamente, 51 mil alunos da rede estadual na capital devem realizar a avaliação. O Saeb 2023 segue o calendário nacional.

Ao todo, mais de 100 mil alunos, do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e 3ª série do Ensino Médio, realizarão as provas do Saeb durante as próximas semanas.  No Amazonas, as provas iniciaram no dia 23 de outubro, nos municípios do interior do estado. A última avaliação do Saeb foi realizada em 2021. Os resultados são divulgados no ano seguinte e produzem os principais indicadores da qualidade da educação básica no país.

De acordo com a secretária executiva adjunta pedagógica, da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça, as unidades de ensino da capital e do interior intensificaram as ações voltadas para o exame, visto a importância de realizar o raio-x da Educação Básica no Estado. 

“Desde o início do ano estamos focados em mobilizar e preparar os nossos estudantes e toda a nossa comunidade escolar, por isso estamos certos que teremos bons resultados”, avaliou a secretária.

Na Escola Estadual (EE) Isaac Swerner, localizada na zona leste de Manaus, pelo menos 375 alunos realizaram o exame, nesta segunda-feira. A estudante, Fernanda Biase, de 17 anos, contou como os estudantes finalistas se preparam para o Saeb. “Aqui na escola nós tivemos ‘aulão’ e simulados. A gente sabe o quanto o Saeb é importante, porque além de medir o nível de aprendizagem da escola, ele mede o nosso desempenho pessoal quanto estudantes, que estão realizando uma série de avaliações externa”, compartilhou a jovem.

Saeb

O Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Post Relacionado

Secretaria de Educação promove terceira etapa de formação sobre Novo Ensino Médio para gestores da rede estadual

EDI FARIAS

Cetam preenche mais de 20 mil vagas no primeiro dia de inscrição de cursos gratuitos EAD

EDI FARIAS

Provas do SIS da UEA são realizadas de forma tranquila, no Amazonas

EDI FARIAS