Estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Estaduais (EE) Cecília Carneiro de Oliveira e Isaías Vasconcelos, no Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), organizaram, durante três dias, a “Mostra de Painéis e Exposição de Experimentos de Física”. A atividade encerrou na noite desta quinta-feira (23/11).
Abordando assuntos sobre mecânica, óptica, eletricidade e magnetismo, as turmas da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio Regular e da EJA dividiram suas apresentações nos dias 21, 22 e 23 de novembro, em que cada uma das séries teve um dia para apresentações, nos turnos matutino e noturno.
O projeto busca unir aprendizado e diversão, além de estimular a criatividade e o trabalho em equipe, na qual os estudantes puderam levar para a prática tudo aquilo que eles aprenderam de forma teórica na sala de aula, por meio de experimentos lúdicos e interativos.
A diretora da EE Isaías Vasconcelos, Francimary Macedo, reforçou que realizar atividades como esta são fundamentais para a formação dos estudantes e destacou o trabalho da professora de Física, Marcilene Pizano, organizadora da exposição, e de todos os estudantes envolvidos.
“Trata-se de uma forma prática, interessante e desafiadora de aprender e ensinar Física, uma disciplina que, se bem compreendida, dará aos nossos alunos uma grande vantagem na hora dos vestibulares”, explicou a diretora.
A mostra de Física
Realizada todos os anos desde 2012 na EE Isaías Vasconcelos, exceto durante o período da pandemia, e pela primeira vez na EE Cecília Carneiro, a “Mostra de Painéis e Exposição de Experimentos de Física” é um projeto que acontece durante o 4º bimestre com as turmas.
Dividindo os temas de acordo com as séries, a mostra tem o objetivo de unir os conhecimentos teóricos aos exemplos práticos, aumentando o conhecimento dos alunos e os incentivando a desenvolver um pensamento científico e experimental por meio da disciplina de Física.
A coordenadora do projeto nas duas escolas, Marcilene Pizano, explicou que, por meio da experiência dela em sala de aula, percebeu que unir conhecimentos teóricos e exemplos práticos permite que os alunos adquiram mais conhecimento.
“Eu posso observar o comprometimento por parte dos educandos, me sinto muito feliz em ver diretores e colegas. Foi fundamental para o sucesso do evento”, explicou a coordenadora.
A estudante Gabriela Passarinho, de 17 anos, da 2ª série do Ensino Médio da E.E. Isaías Vasconcelos, foi uma das alunas que se apresentou durante o segundo dia.
Sua turma realizou um experimento de cinema 3D e ilusão óptica. Ela contou que sua turma teve longos debates sobre como realizar o projeto da melhor forma possível, mas ver a expressão das pessoas interagindo com o experimento foi incrível e fez o trabalho valer a pena.
“Acredito que a feira foi muito instrutiva, porque conseguimos ver que temos condições de fazer coisas incríveis com poucos materiais. Isso acaba instigando a nossa curiosidade de testar esses experimentos e adquirimos conhecimento de física de uma forma divertida”, contou a aluna.
FOTOS: Divulgação/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar