Blitz Amazônico
Amazonas

Em Humaitá, Defensoria Pública realiza a entrega de mais de 250 documentos de ‘Requisições de Pequeno Valor’

Ação beneficiou assistidos que participaram do mutirão da ‘Justiça Itinerante’ realizado em junho deste ano no município

A Defensoria Pública em Humaitá, em parceria com a 6ª e 8ª Varas Federais e a Defensoria Pública da União (DPU), entrega, até esta sexta-feira (29), mais de 250 documentos de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) a assistidos que participaram do mutirão da “Justiça Itinerante” realizado em junho no município.  

O evento da “Justiça Itinerante”, que aconteceu entre os dias 17 e 21 de junho, foi organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e visou a concessão de benefícios às pessoas que não tinham acesso a advogado particular.  

Durante o mutirão, diversos benefícios foram garantidos aos cidadãos, muitos dos quais geraram as RPVs – valores relativos a ações que envolvem quantias menores e que podem ser retirados por meio dessas requisições. A Defensoria Pública do Amazonas assumiu a tarefa de fazer as entregas, realizando a mobilização junto às varas federais para garantir o atendimento à população. 

De acordo com a defensora pública Francine Buffon, a ação só foi possível devido a parceria das varas federais. “Somente através dessa parceria, pudemos realizar esse atendimento aos assistidos, principalmente ribeirinhos que precisavam esses RPVs e não podiam pagar um advogado particular”, pontuou a defensora.  

Programa ‘Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal’

Durante os cinco dias, em junho, foram prestados atendimentos às populações de Lábrea e Humaitá, municípios do sul do Amazonas, com a oferta de serviços nas áreas de documentação civil, fundiária, ambiental, previdenciária, trabalhista, infância e juventude e indígena. 

Os serviços oferecidos durante a ação da “Justiça Itinerante” buscam garantir acesso de forma integrada a direitos fundamentais, tentando suprir a ausência de estruturas estatais permanentes na Amazônia Legal. 

Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

Outubro Rosa: OAB-AM promove ação social com atendimentos médicos gratuitos neste sábado (28)

victoria Farias

Diretoria de TI da Defensoria do Amazonas recebe prêmio ‘Destaque de 2024’ no 5º Prêmio de Inovação J.Ex

victoria Farias

DPE-AM abre procedimento coletivo para promover regularização fundiária para mil famílias

victoria Farias