Blitz Amazônico
Amazonas

Em debate sobre primeira infância, Defensoria reforça atuação na garantia de direitos de crianças 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, nesta segunda-feira (27/04), da edição estadual do seminário “Políticas Públicas para a Primeira Infância: Diagnóstico e Ação”. No evento, o 1º Subdefensor Público Geral, Helom César Nunes, integrou o painel “Compromisso Institucional com a Primeira Infância: Justiça, Controle e Defesa dos Direitos” com outros representantes do Sistema de Justiça e Legislativo. 

“Para a Defensoria, a preocupação com a Primeira Infância também é uma forma de prevenção de problemas futuros, que possam afetar o desenvolvimento na adolescência e afetar a vida adulta”, destacou. 

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a Primeira Infância compreende o período de 0 a 6 anos de uma criança. É nesse período que acontece o 

desenvolvimento da capacidade social e afetiva, além da aquisição de movimentos e amadurecimento da aprendizagem como fala e escuta. 

Quando essa fase passa por problemas ligados à relação familiar, negligência, violência ou desnutrição, o desenvolvimento da criança pode ser afetado, levando à complicações na adolescência e em outras fases da vida. 

Realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), o seminário buscou unir esforços entre o Poder Público Municipal e Estadual na proteção do desenvolvimento da primeira infância. 

Chegada do Maio Laranja 

Ainda de acordo com 1º Subdefensor Público Geral, Helom Nunes, o evento também marcou o início dos preparativos para a campanha do Maio Laranja, mês voltado para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 

“Enquanto Instituição, esse é um tema que está sempre em pauta nos nossos debates, independente do mês. No entanto, reforçamos ainda mais nosso trabalho com a chegada do Maio Laranja, onde conseguimos mostrar que estamos além do discurso, mas participando, na prática, do combate aos diversos tipos de violência contra nossas crianças e adolescentes”, acrescentou. 

Texto: Camila Andrade 

Fotos: Lucas Silva/DPE-AM

Post Relacionado

Defensoria Pública realiza inspeção e recomenda melhorias na unidade prisional de São Paulo de Olivença

victoria Farias

Em Manacapuru, Idam auxilia na inseminação artificial de 20 bovinos

EDI FARIAS

Nas últimas 24 horas, Corpo de Bombeiros combateu 70 focos de incêndio em Manicoré

blitzamazonico