Blitz Amazônico
Amazonas

Em Boa Vista do Ramos, Idam atende agricultores familiares com capacitação em Associativismo e Cooperativismo

Com o objetivo de levar capacitação aos agricultores familiares de Boa Vista do Ramos (distante 271 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, na quarta-feira (03/05), uma série de palestras abordando temas relacionados ao associativismo e ao cooperativismo.

Segundo a gerente de Apoio à Organização de Produtores do Idam (GEORP), Bruna Maria Carrijo Maia, a capacitação envolveu palestras com os temas: associativismo, diferenças entre associação e cooperativa, autogestão na prática, orientações sociais e políticas e programas institucionais. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror)

“Conseguimos enxergar o interesse dos participantes em aprender e colaborar com a palestra, algumas associações de Boa Vista do Ramos já conseguiram acesso ao Fundo de Promoção Social (FPS), outras estão caminhando para ter acesso aos benefícios do governo e para que aumente a produção e venda das mercadorias”, delineou Bruna Carrijo.

A capacitação teve como público-alvo agricultores familiares, estudantes da Secretaria de Educação e Desporto e presidentes de associações de produtores, entre os quais Maria Raimunda dos Reis, presidente da Associação dos Pecuaristas de Boa Vista do Ramos. Para Maria, esta ação foi importante para atualizar seu conhecimento sobre o funcionamento de associações.

“Essa foi uma capacitação muito boa. O acesso aos programas e políticas públicas é uma ótima ferramenta para que os agricultores familiares tenham melhores condições de vida e de trabalho”, explicou a produtora rural.

FOTOS: Divulgação/Idam

Post Relacionado

Idesam apresenta dez exemplos de soluções inovadoras para as cadeias de valor da bioeconomia durante a ExpoAmazônia 

blitzamazonico

Arsepam compartilha experiências regulatórias do modal rodoviário com a Agência Reguladora do Acre

EDI FARIAS

Em Tabatinga, workshop apoiado pelo Governo do Amazonas debate sociobioeconomia na Tríplice Fronteira 

EDI FARIAS