Blitz Amazônico
Amazonas

Em ano de expansão, Defensoria Pública do Amazonas realiza mais de 900 mil atendimentos à população vulnerável

Em 2025, a instituição ampliou presença no interior e reforçou estrutura técnico-administrativa na capital com a inauguração de unidades, nomeação de concursados, além de realizar o 5º concurso para membros

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) encerrou 2025 com um balanço positivo dos trabalhos desempenhados pela instituição. Foram 907.739 atos praticados — que incluem as diversas atividades realizadas, como atendimentos, petições, ações judiciais e o acionamento de órgãos competentes em prol da população vulnerável.

“Os números deste ano refletem o compromisso incansável da Defensoria Pública do Amazonas em levar justiça e cidadania a quem mais precisa”, destaca o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa.

Ao longo de 2025, a Defensoria Pública também inaugurou nove unidades em todo o Estado, sendo oito no interior.  

“Superar a marca de 900 mil atos praticados e entregar nove novas unidades em um único ano demonstra que estamos não apenas crescendo, mas qualificando o nosso atendimento. É uma Defensoria cada vez mais presente, forte, transformadora e acessível para a população amazonense”, acrescenta Rafael Barbosa.

Atendimentos

Do total de 907.739 atos praticados, 613.604 foram realizados na capital e 294.135 no interior do Amazonas.

O maior número de demandas atendidas na capital foi de retificações ou restaurações de registro civil e cumprimentos de sentença na área de Família.

No interior, os destaques são atuações em ações penais, na área Criminal, e em ações de alimentos, na área de Família.

Defensoria Itinerante

O balanço das atividades mostra que 19.381 atos foram praticados durante mutirões do projeto “Defensoria Itinerante”, que percorre todo o Amazonas, incluindo bairros mais afastados de Manaus e comunidades do interior.

Inaugurações

Nove novas unidades da Defensoria Pública foram inauguradas em todo o Estado em 2025, sendo oito no interior.

Em setembro, a Defensoria Pública inaugurou a nova unidade de Tefé, que é sede do Polo do Médio Amazonas.

Em outubro, a Defensoria inaugurou, em Manaus, o Núcleo de Apoio ao Interior e Capital (Naic), uma unidade voltada a fortalecer a estrutura administrativa e o suporte técnico tanto na capital quanto para as unidades do interior.

Ao longo do ano, também foram inaugurados os Postos de Atendimento Avançado (PAV) de Novo Airão, Borba, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos e Boa Vista do Ramos, além das Unidades Descentralizadas do Interior (UDI) de Tapauá e São Sebastião do Uatumã.

Reforço de recursos humanos

No período, os quadros da instituição foram reforçados com a nomeação de quatro defensores e 14 servidores aprovados em concursos. O ano de 2025 também marcou a realização do 5º concurso para defensores públicos do Amazonas, cujos aprovados devem tomar posse a partir de 2026.

Texto: Luciano Falbo

Fotos: DPE-AM/divulgação

Post Relacionado

 Enquanto Eutanásia entra em vigor em Portugal, Testamento Vital pode ser feito no Amazonas

blitzamazonico

Defensoria Pública do Amazonas verifica andamento das obras de reparos no conjunto Viver Melhor

victoria Farias

Organizações da igreja católica no Brasil lançam campanha em apoio às secas na Amazônia  

blitzamazonico