Blitz Amazônico
Amazonas

Em Alvarães, Idam leva regularização e distribuição de mudas e sementes para agricultores familiares

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento rural sustentável em Alvarães (distante 531 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Secretaria de Produção do município, realizou, na quarta-feira (14/06), uma ação de extensão rural na comunidade Juruamã.

Segundo o gerente da unidade local do Idam em Alvarães, Marcos Castro, a ação envolveu a entrega de kits do agricultor familiar, mudas de laranja e limão, entrega de Cartões do Produtor Primário (CPP) e entrega e coleta de dados para a elaboração do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

“A equipe da unidade local atuou na entrega dos kits de sementes, mudas e documentação. Durante a ação, também houve uma orientação técnica sobre a importância da organização da comunidade quanto à sua cultura de produção e documentação necessária para participação da mesma nos programas estaduais, como FPS, PNAE, Preme, etc”, ressaltou Marcos.

Cartão do Produtor

O Cartão do Produtor Primário é um benefício do Governo do Estado destinado, exclusivamente, à pessoa física que exerça a atividade de produção rural, regulamentado pela Lei Estadual n° 2.826 de 29 de setembro de 2003.

O benefício concede isenção de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos para o uso na produção de atividades agropecuárias, pesqueiras e florestais, no Amazonas; proporciona desconto de energia elétrica junto à operadora, mediante o cadastro e a vistoria da empresa de energia elétrica; durante o processo de aposentadoria, o Cartão do Produtor é um dos documentos solicitados que comprova o exercício da atividade em agricultura,  extrativismo, criação ou pesca.

CAF

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais).

A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

FOTOS: Divulgação/Idam

Post Relacionado

Idam realiza cadastro de extrativistas interessados na subvenção do Governo Federal

EDI FARIAS

“Meu pai tem nome”: Defensoria vai realizar mutirão de atendimentos com oferta gratuita de 300 exames de DNA

victoria Farias

Defensoria expede recomendação para que Prefeitura de Tefé implemente melhorias no conjunto Castanheiras

Patrick da Silva FARIAS