Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Educadores da Prefeitura de Manaus recontam histórias do cotidiano a partir do olhar das crianças em evento na zona Norte 

Com sensibilidade e criatividade, educadores de unidades de ensino da Prefeitura de Manaus, coordenadas pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, apresentaram histórias do cotidiano infantil sob a perspectiva das crianças do maternal 1, 2 e 3. A atividade ocorreu na tarde desta segunda-feira, 6/10, na escola municipal Araújo Costa Nina Lins, no bairro Monte das Oliveiras. 


A ação integra o projeto “Documentando a Pedagogia da Infância: Mini-histórias da Vida Cotidiana em Creche”, criado em 2020 e implantado em todas as unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que atendem turmas de maternal, incluindo as 27 creches municipais em pleno funcionamento. 


Segundo a gerente de Creches da Semed, Wissilene Brandão, o projeto tem como objetivo incentivar os educadores a registrar as aprendizagens e descobertas das crianças a partir do que elas pensam e expressam no dia a dia. 


“A proposta é dar voz ao pensamento das crianças e valorizar suas experiências. As mini-histórias são uma forma de tornar visíveis as descobertas e os momentos extraordinários da infância, por meio de narrativas curtas escritas pelas professoras, com base em observações do cotidiano”, explicou Wissilene. 


Participaram da atividade educadores de seis creches e dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Cada unidade apresentou três mini-histórias, uma de cada etapa do maternal, do 1 ao 3. A coordenadora da Educação Infantil da DDZ Norte, Nádia Nascimento, destacou o impacto da iniciativa no processo pedagógico.


“O projeto é excelente porque, além de ampliar, ele refina o olhar do professor sobre o desenvolvimento da criança e também sobre a prática da escrita”, afirmou. 


As histórias são escritas pelas professoras com base em situações lúdicas ou em comportamentos espontâneos das crianças, respeitando sempre a visão e as interpretações delas. Um dos destaques foi a creche municipal Edith Monteiro Porto, no bairro Nova Cidade, que já produziu 57 mini-histórias apenas em 2024. 


Representando a creche na apresentação do maternal 2, a professora Silviane Quintelo, reforçou a importância do projeto para o aprimoramento do trabalho docente. “Esse projeto é essencial para a educação infantil. Ele evidencia nosso olhar pedagógico e o valor do cotidiano das crianças. Estamos sempre atentos às produções e descobertas delas, e isso transforma o nosso fazer educativo”, declarou Silviane. 


Texto – Emerson Santos/ Semed 

Foto – Divulgação/ Semed 

Post Relacionado

Lotes do programa “Manaus, Minha Terra” poderão ser pagos em até 24 parcelas mensais

blitzamazonico

Feira do conjunto Campos Elíseos recebe “Arte Pela Cidade”

Victória Farias

Prefeitura de Manaus realiza visita técnica no Centro Cultural dos Povos da Amazônia e confirma abertura do Festival Folclórico para o dia 31 de maio

victoria Farias