Blitz Amazônico
Cultura

Educação é tema do segundo episódio do Podcast ‘Elas na Ciência’

Esta edição traz um bate-papo com a doutora Nádia Maciel Falcão.

Educação é o tema do segundo episódio do podcast ‘Elas na Ciência’, que será lançado nesta quarta-feira,  28 de fevereiro de 2024, nas plataformas digitais do projeto e do Portal Edilene Mafra. O episódio traz um bate-papo com a doutora Nádia Falcão, pesquisadora na área da educação no Amazonas. O projeto visa dar visibilidade a mulheres amazonenses que são destaque nas diversas áreas do conhecimento.

O podcast ‘Elas na Ciência’ apresenta histórias de mulheres cientistas amazonenses em 10 episódios, que serão exibidos até agosto de 2024.

Os episódios têm duração de 30 minutos, contam com a  apresentação das pesquisadoras Inara Costa e Edilene Mafra. O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital do ‘Programa Empreendedorismo Feminino’. 

PROJETO ‘ELAS NA CIÊNCIA’ 

O projeto ‘Elas na Ciência – Pesquisadoras e Empreendedoras conectadas pela Ciência e Tecnologia na Amazônia’ aborda os perfis das pesquisadoras que se destacam no Amazonas, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao todo serão exibidos 10 episódios, a serem lançados até agosto de 2024, sendo duas edições especiais. 

A coordenadora do ‘Elas na Ciência’, Inara Costa, destaca a inovação do projeto e como surgiu a ideia de associar as temáticas aos ODSs da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A proposta é divulgar pesquisas científicas desenvolvidas na Amazônia que estão alinhadas aos ODSs, dando maior visibilidade para o trabalho das mulheres cientistas. Para isso o podcast foi a melhor alternativa por ser de baixo custo, de grande alcance na internet, num formato de uma conversa descontraída”, afirmou.

O ‘Elas na Ciência’ é realizado em parceria com o Portal Edilene Mafra, plataforma especializada em cultura amazônica, que disponibilizará o conteúdo multimídia do projeto. A equipe ainda é composta pelas pesquisadoras Cristiane Barbosa, Manuella Dantas e Mayane Batista, que assinam a pesquisa e a produção dos podcasts.

SEGUNDO  EPISÓDIO

No segundo episódio, a entrevistada é a doutora Nádia Maciel Falcão, professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A pesquisadora tem experiência na área de Educação no Amazonas.  

Nádia Falcão, que é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia (Jetam), fala sobre os desafios da carreira como pesquisadora.

“É uma honra poder compartilhar um pouco das lutas e alegrias de ser mulher que faz ciência na área da educação na Amazônia. O projeto proporciona uma sensação de reconhecimento para quem participa e contribui para inspirar novas meninas e mulheres a trilhar os caminhos da pesquisa científica,” afirma. 

A entrevista foi baseada na temática do  ODS 4 – ‘Educação de qualidade’. A professora destacou particularidades da pesquisa ‘Itinerários formativos e projetos de vida no novo ensino médio: processos, propostas e sujeitos’.

SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO 

O Novo Ensino Médio é resultado da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBI) por meio da Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Entre as mudanças, estão aumento da carga horária, nova grade curricular e ensino voltado para a formação profissional. 

Aprovada em 2017, a implantação do projeto nas escolas começou em 2022, no que ocasionou discursos e críticas sobre a lei. Em 2023,  projeto de lei 5.230 proposto pelo governo federal tramita no Congresso Nacional pedindo redefinição na política do novo ensino médio.  

ESTREIA

O segundo episódio será lançado nesta quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024, às 18h, no canal no Youtube (Podcast Elas Na Ciência – YouTube), e em uma seção especial no Portal Edilene Mafra (edilenemafra.com).

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no Instagram (@elasnacienciapodcast). 

APRESENTADORAS

Inara Regina Costa, coordenadora do projeto, é graduada em Relações Públicas (Ufam), tem mestrado em Engenharia de Produção (Ufam) e doutorado em Administração (UFMG). Atua como professora na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam) e desenvolve pesquisas nas áreas de Comunicação Pública da Ciência e Comunicação Organizacional.

Edilene Mafra, parceira no projeto, é graduada em Jornalismo (Ufam) e Rádio e TV (Uninorte), tem mestrado em Ciências da Comunicação (Ufam) e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ufam). Atua como diretora-executiva no portal homônimo, professora de Jornalismo (FIC/Ufam) e apresentadora na CBN Amazônia (Manaus).

FICHA TÉCNICA 

Pesquisa: Cristiane de Lima Barbosa e Manuella Dantas 

Produção e roteiro: Mayane Batista

Cinegrafia e edição de imagens: Bismarck Joacka e Gabriel Alves 

Câmera de estúdio: David Simplício 

Direção de TV: Klinger Almeida 

Direção: Edilene Mafra 

Coordenação geral: Inara Regina Costa 

Estúdio de transmissão: Amazon Livestream

SERVIÇO

O que: Segundo episódio do podcast ‘Elas na Ciência’

Quando: 28 de janeiro de 2024

Horário: 18h

Onde: no Youtube  (https://www.youtube.com/@PodcastElasNaCiencia), e em uma seção especial no Portal Edilene Mafra (edilenemafra.com)

Post Relacionado

Sede da Manauscult agora fica em novo espaço no centro da cidade

blitzamazonico

Prefeitura realiza ‘Tardezinha de Domingo’ na Casa de Praia Zezinho Corrêa com show de Neguinho da Beija-Flor

victoria Farias

Confira as atrações do Festival Folclórico da rua Erva Doce

blitzamazonico