Nos primeiros 100 dias da segunda gestão do prefeito David Almeida , foram entregues mais de 300 toneladas de alimentos da merenda escolar, incluindo produtos da agricultura familiar para 466 escolas do município. Atualmente, os gêneros alimentares da agricultura familiar representam 30% do cardápio servido aos estudantes do município.
Além disso, foi realizada também a abertura do ano letivo para cerca de 250 mil alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na zona urbana e rural de Manaus. Vale ressaltar que as aulas da zona rural ribeirinha seguem um calendário diferenciado da capital e zona rural rodoviária, devido à subida e à descida das águas na região. O calendário das escolas ribeirinhas inicia em janeiro e encerra no mês de outubro.
Para o prefeito David Almeida, garantir educação de qualidade e segurança alimentar dos alunos é prioridade da gestão.
“Manaus vive o seu melhor momento na educação. Nossa rede municipal saltou do 13º para o 5º lugar no Ideb dos anos finais, e do 13º para o 6º nos anos iniciais. Mas não vamos parar por aqui, queremos consolidar esses avanços e alcançar melhores posições e para isso, além dos programas educacionais, seguimos à risco as recomendações do Ministério da Educação quanto a merenda escolar, ampliamos esses padrões para oferecer uma merenda de ainda mais qualidade, tudo para garantir que nossas crianças precisam alimentadas e possam ter um melhor rendimento escolar”, destacou o prefeito.
Outro destaque na educação nos 100 dias de gestão, foi a implementação do programa “Semed em Movimento”, uma ação que envolveu quase 120 servidores, tanto de infraestrutura quanto pedagógico da Semed, atendendo 436 escolas da zona urbana da capital amazonense. A proposta é realizar um diagnóstico completo da rede, como uma espécie de busca ativa, questionando os gestores escolares, que estão na linha de frente, sobre os itens prioritários, o nível de criticidade de cada situação, além do que pode ser melhorado.
O avanço na educação municipal também foi uma das metas mencionadas pelo titular da Semed, Júnior Mar, que também reforçou o compromisso em superar os desafios da massa. “Vamos fortalecer a educação inclusiva, ampliar o atendimento às crianças em idade de creche e garantir que todos os estudantes sejam alfabetizados na idade certa. Nossa equipe está preparada e motivada para fazer Manaus avançar ainda mais”, enfatizou.
Educação Especial
A educação especial também tem recebido um olhar diferente, desde a primeira gestão do prefeito David Almeida. A Semed possui atualmente 222 salas de recursos em toda a rede, só este ano, já foram inauguradas 3 salas de atendimento especializado e outras serão inauguradas no decorrer do ano. A modalidade funciona como base da inclusão, onde acontece o Atendimento Educacional Especializado (AEE), e as creches também estão sendo contempladas com esse importante serviço.
Proesc
Entre os anúncios do prefeito David Almeida nos 100 primeiros dias de 2025, o pagamento de R$ 8,5 milhões para as escolas da rede municipal de ensino, por meio do Programa Orçamento na Escola (Proesc) é um deles. A iniciativa garante mais autonomia financeira e administrativa às unidades escolares, permitindo a realização de melhorias estruturais, pequenas reformas e aquisição de materiais com mais agilidade.
Foto – Arquivo / Semcom