Blitz Amazônico
Amazonas

DPE-AM promove workshop para jornalistas como parte das comemorações do aniversário de 35 anos da instituição

Evento, que tem como objetivo aprimorar o entendimento sobre a Defensoria Pública e o sistema de justiça, além de fortalecer a entre a instituição e os veículos de comunicação, segue até este sábado (22) e está com inscrições abertas para o 2º dia

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio da Escola Superior (Esudpam) e da Diretoria de Comunicação (DECOM), realizaram o primeiro dia do workshop “O Papel da Defensoria Pública e a Democratização da Justiça – um guia para jornalistas”.

As atividades desta sexta-feira (21) atraíram jornalistas de diversos meios de comunicação de Manaus, que assistiram palestras com o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, e com a 1ª Subdefensora Pública Geral, Karoline Santos, que falou sobre “O processo penal e a atuação da Defensoria Pública”.

O assunto inicial foi “A missão e atribuições da Defensoria Pública”. O defensor Rafael Barbosa fez um resgate do contexto em que a DPE-AM foi criada e como se desenvolveu até os dias de hoje. O tema foi escolhido para mostrar a relevância da instituição para a sociedade e ampliar o entendimento dos comunicadores sobre a instituição.

“Para nós, o que a imprensa faz é muito importante, porque replica as nossas ações, informa os direitos que nós procuramos tutelar (…) Eu percebi desde o início da minha gestão que existe um interesse transformador da imprensa. Majoritariamente, os jornalistas acreditam que o Estado, como um todo, deve promover a transformação social, a dignidade da pessoa humana, possibilitando que o maior número de pessoas acesse esses direitos. Sabendo esses interesses, tê-los como parceiros é muito importante”, reforçando o DPG.

Já a defensora Karoline Santos falou sobre “O processo penal e a atuação da Defensoria Pública”. Para a 1ª Subdefensora Geral, esse é um tema que gera muitas dúvidas e ruídos na comunicação, sendo necessário, então, esclarecer uma série de termos usados e desmistificar o assunto, principalmente, porque os jornalistas têm um papel fundamental para difundir os direitos dos cidadãos.

“É preciso levar em consideração o número de analfabetos que temos, a quantidade de pessoas que não têm acesso à comunicação oficial, que não leem o Diário Oficial todos os dias, porque nem quem é do ramo do Direito faz isso. Então, muito menos as outras pessoas que têm suas outras obrigações (…) Por isso, é importante que haja esse reforço social à divulgação dessas normas, por meio da imprensa”, disse.

O evento, que continua neste sábado, conta com inscrições gratuitas. Os detalhes podem se inscrever através do link: http://bit.ly/4kFs7Sz . A atividade tem como objetivo aprimorar o entendimento sobre a Defensoria Pública e o sistema de justiça, além de fortalecer a instituição e os veículos de comunicação.

No segundo dia, as palestras serão ministradas pelo diretor da Esudpam, o defensor público Helom Nunes, com o tema “O sistema de justiça brasileiro”, e pelo defensor público Maurilio Casas Maia, que abordará “Os desafios da assistência jurídica ao cidadão”.

Foto: Brayan Riker/ DPE-AM

Post Relacionado

Amazonas e Noruega abrem diálogo para financiamento de atividades agrícolas com baixa emissão de carbono

EDI FARIAS

Após ataques em Brasília, Governo do Amazonas instala Comitê de Resposta Rápida para coibir manifestações bolsonarista no Estado

blitzamazonico

Interior do Amazonas foi o foco de ações da Defensoria Pública em outubro

victoria Farias