Blitz Amazônico
Amazonas

DPE-AM participa de workshop de Desenvolvimento Colaborativo da DPCE para aprimorar serviços com o uso da tecnologia

O Defensor Bruno Soré e diretores de Tecnologia da Informação participam do evento, que visa discutir a integração de novas tecnologias para aprimorar os serviços da Defensoria Pública, trazendo maior eficiência e qualidade no atendimento à população

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participa, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), do Workshop de Desenvolvimento Colaborativo, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Gerais (Condege).

Representaram a DPE-AM o defensor Bruno Soré, o chefe de gabinete da Defensoria Pública Geral, o diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Nickollas de Jesus, e o diretor adjunto de Sistemas da DTI, Fábio Michel.

O evento, que acontece no auditório da sede da DPCE, em Fortaleza, tem como objetivo discutir a integração de novas tecnologias para aprimorar os serviços da Defensoria Pública, resultando em maior eficiência e qualidade no atendimento à população.

De acordo com o DPCE, cerca de 100 pessoas de todo o país se inscreveram para participar dos dois dias de programação. Na ocasião, defensores públicos e desenvolvedores de sistemas trabalharão juntos para encontrar soluções que modernizem desde os processos internos da Defensoria Pública até a melhoria do acesso à justiça para os assistidos.

Para o defensor Bruno Soré, a participação da DPE-AM nesse evento é uma oportunidade estratégica. “O evento possibilita o contato direto com inovações tecnológicas e soluções desenvolvidas por outras defensorias, permitindo a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas que podem ser inovadoras em nosso Estado”, destacou.

“Não podemos esquecer que a tecnologia tem se mostrado uma ferramenta essencial para aprimorar a prestação do serviço público, promovendo maior eficiência, acessibilidade e inclusão no atendimento aos assistidos. Nossa presença aqui fortalece o compromisso da DPE-AM com a modernização institucional, a otimização de processos e a busca por soluções inovadoras que possam impactar positivamente a Defensoria e a população amazonense”, acrescentou.

O diretor Nickollas de Jesus destacou a importância da troca de informações e conhecimentos e a ampliação da rede de contatos sempre melhorar os serviços oferecidos pela DPE-AM. “Esse é um workshop de desenvolvimento colaborativo, que está tratando das diversas iniciativas que as Defensorias estão desenvolvendo para que possam ser discutidas e compartilhadas. Então, estão sendo envolvidos aqui diversos assuntos, como o uso de inteligência artificial, sistemas utilizados pelas Defensorias, modelo de contratação e algumas soluções de fornecedores de tecnologia”, explicou.

Nickollas de Jesus participou do painel “Transcrição de Audiência por IA”. “Falamos de uma inteligência artificial que transforma o vídeo de uma audiência em texto, que pode ser utilizada pelo defensor para fazer um recurso, para fazer algum tipo de transferência no processo, enfim, usar a tecnologia como ferramenta no dia a dia do trabalho”, disse.

“Nesse painel que intermediei, participaram representantes das Defensorias Públicas do Ceará, convidados do evento, Rio Grande do Sul e Paraná. Cada participante apresentou as iniciativas que vem desenvolvendo nas respectivas Defensorias. Foi conversado sobre o funcionamento, a construção, as contratações, os custos dessas soluções e os feedbacks dos usuários”, acrescentou.

“Estamos dialogando com outras Defensorias e verificando as possibilidades de levar algumas soluções para o Amazonas”, adiantou.

A Defensora Pública Geral do Ceará, Sâmia Farias, ressalta que essa é uma oportunidade única de aproximar pessoas e ideias, “e isso é o que torna esse evento tão importante”. “Além de discutir como as novas tecnologias podem transformar nosso atendimento, estamos criando um espaço de colaboração e networking entre defensores e desenvolvedores, para que, juntos, melhoremos cada vez mais o acesso à justiça e ofereçamos um serviço mais humano e eficiente à população”, reforça.

Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

Governo do Estado publica edital para construção de 256 unidades habitacionais, pelo programa Amazonas Meu Lar

EDI FARIAS

Programa Criança Feliz realiza mais de 31 mil visitas em 59 municípios amazonenses

Shayenne

Detran Amazonas recebe visita da comitiva do Detran Santa Catarina

EDI FARIAS