Blitz Amazônico
Amazonas

DPE-AM participa de capacitação nacional de defensores com atuação na área da saúde no Rio de Janeiro

O evento, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, trouxe discussões sobre o direito à saúde, orçamento do SUS e métodos alternativos de resolução de conflitos

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) marcou presença na “Capacitação Nacional das(os) Defensoras(es) com Atribuições na Área da Saúde”, realizada na sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ). O evento, promovido pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE), abordou temas essenciais para a atuação dos defensores em questões de saúde pública.

No primeiro dia de programação, foram realizadas palestras sobre o tema “Direito à Saúde e Acesso a Tratamentos no Contexto do SUS: Desafios Regulatórios e Atuação do Sistema de Justiça” e “Direitos Reprodutivos: Eliminando a Discriminação Contra a Mulher na Saúde”. Já no segundo dia, as discussões se voltaram para “Orçamento e Financiamento do SUS: Possibilidades de Atuação do Sistema de Justiça” e “Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos”.

Representando a DPE-AM, o defensor público Eduardo Dias destacou a relevância dos temas abordados e como eles impactam diretamente a atuação da instituição. “Entre os assuntos discutidos, destaco a análise da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre medicamentos (Tema 1234), que afeta a definição de competência da justiça (estadual ou federal) e pode influenciar significativamente a atuação das Defensorias Estaduais e da Defensoria Pública da União”, afirmou.

Dias também ressaltou a importância da qualificação contínua dos defensores. “Essa capacitação permitirá que o conhecimento adquirido seja compartilhado com as equipes do Núcleo de Saúde da Defensoria, resultando em uma atuação mais eficiente, tanto no atendimento ao público quanto nos processos judiciais, que são a razão principal da nossa missão institucional”, concluiu.

Sobre o evento

A capacitação foi organizada pela Comissão de Saúde do CONDEGE, em parceria com a DPRJ, por meio de seu Gabinete (SEGAB), Coordenação de Saúde (COSAU) e Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), além do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) também apoiou o evento.

Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

ARIELLY SENA REPRESENTA O AMAZONAS NO MISS BRASIL TEEN E PROMOVE FEIJOADA SOLIDÁRIA PARA VIABILIZAR SONHO NACIONAL

blitzamazonico

Programa Crédito Rosa inaugura posto de atendimento em Tefé

EDI FARIAS

Bombeiros do Amazonas partem para ação de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul

EDI FARIAS