Blitz Amazônico
Amazonas

DPE-AM compartilha experiências do curso ‘Defensor Digital 60+’ em seminário internacional de Direito e Inteligência Artificial

Projeto promove a educação em direitos e educação digital para idosos, público que mais está vulnerável com o advento das novas tecnologias

As experiências da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) com o curso “Defensor Digital 60+” serão compartilhadas durante o 1º Seminário Internacional de Inteligência Artificial e Direito: entre a Técnica, a Ética e o Direito, no próximo sábado (13). O evento teve início nesta quinta-feira (11), no campus da PUC-Rio, no Rio de Janeiro (RJ).

O defensor público Marcelo Pinheiro, coordenador do projeto Defensoria Pública Digital (DP Digital), é autor de um dos trabalhos acadêmicos selecionados para a apresentação no grupo de trabalho (GT) “Aplicações práticas da IA no Direito e seus desafios”, na manhã de sábado, de forma remota a partir de Manaus.

Marcelo Pinheiro explicou que o trabalho tem por base a experiência adquirida no curso “Defensor Digital 60+”, que é realizado pela DPE-AM em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e promove literacia digital entre idosos que frequentam a instituição.

“O curso promove a educação em direitos e educação digital em meio ao público que mais está vulnerável com o advento das novas tecnologias, com implicações diretas no mercado de consumo, nas relações interpessoais, na liberdade de informação e expressão, dentre tantos outros”, observou o defensor.

“Então, o ‘Defensor Digital 60+’ acaba sendo uma possibilidade de letramento, de promoção do conhecimento virtual nessa era da ‘pós-verdade’, das fake news, das deepefakes, em que vemos essas técnicas serem usadas para manipular as pessoas, suas convicções políticas. Vamos mostrar como o curso funciona como instrumento de prevenção”, acrescentou.

O trabalho a ser apresentado tem como título “Inteligência artificial, democracia e população envelhescente: promoção da educação digital por meio da Defensoria Pública. Defensor Digital 60+”.

O GT “Aplicações práticas da IA no Direito e seus desafios” inicia as apresentações às 12h no horário do Rio de Janeiro (11h no horário de Manaus).

Foto: DPE-AM/divulgação/acervo

Post Relacionado

Em Anori, projetos de crédito rural elaborados pelo Idam somam quase meio milhão de reais

EDI FARIAS

Defensoria instaura procedimento para investigar falhas na assistência de plano de saúde

blitzamazonico

Presidente da CNC participa de reunião sobre litigiosidade na Justiça do Trabalho

blitzamazonico