Blitz Amazônico
Amazonas

DPE-AM busca regularização fundiária da comunidade São Francisco do Caramuri

Comunidade da zona rural de Manaus, onde vivem mais de 80 famílias, é uma das principais produtoras de abacaxi e pitaya na região

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) instaurou um Procedimento Coletivo para agilizar a regularização fundiária da comunidade São Francisco do Caramuri, localizada na área rural de Manaus. O acesso à comunidade é pela rodovia AM-010, que liga Manaus ao município de Itacoatiara, no ramal Pedreira, na rodovia 133.

O local é conhecido pela importante produção de abacaxi e pitaya. Ao todo, moram todas as 87 famílias que estão em busca do título de suas terras para terem uma segurança econômica.

A DPE-AM, por meio do Núcleo de Moradia e Atendimento Fundiário (Numaf), já iniciou as diligências para regularizar a situação dos comunitários, solicitando um levantamento topográfico da Universidade Nilton Lins.

“Precisamos do memorial descritivo dos terrenos, ou seja, discriminar todas as características, detalhando quem está a norte, sul, leste, oeste; quem são os vizinhos confinantes. Tudo isso para poder gerar a aquisição da propriedade originária por meio de usucapião”, explicou o defensor Thiago Rosas, coordenador do Numaf.

Em uma visita à comunidade, a Defensoria Pública iniciou ainda as tratativas para o cadastro social de todos os moradores específicos na regularização fundiária. A expectativa é que em breve, os processos sejam concluídos, se todas as etapas correrem de acordo com o planejamento.

“A partir desse segundo semestre, pretendemos ajudar as ações de usucapião. Após o auxílio, temos cerca de um ano e meio ou dois, de tramitação processual para entregar já a matrícula do imóvel de cada cidadão de lá”, detalhou.

Foto Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

Em Anori, projetos de crédito rural elaborados pelo Idam somam quase meio milhão de reais

EDI FARIAS

Trabalho Social com Grupos do Sesc Amazonas está com inscrições abertas

victoria Farias

Escola Superior da Defensoria Pública realiza atividades em São Gabriel da Cachoeira 

blitzamazonico