Blitz Amazônico
Amazonas

DPE-AM alerta para golpes aplicados com o nome da instituição e reforça que todo atendimento realizado é gratuito

Nome e fotos de defensores estão sendo usados por pessoas mal-intencionadas para extorquir assistidos

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) vem aceitando uma série de denúncias de assistências que são incluídas com supostas cobranças por processos em andamento junto à instituição. Toda cobrança do tipo é golpe, já que todos os atendimentos são gratuitos.

Uma das vítimas recebeu uma mensagem via WhatsApp em setembro do ano passado com informações pessoais, o número do processo aberto pela assistida com o DPE-AM e ainda um documento falso com a marca do Tribunal de Justiça do Amazonas. A mensagem era uma espécie de comunicado fraudulento que cobrava o valor de R$ 4.999,75 para que ela desse andamento na ação judicial. Ela pagou e, quando descobriu que era um golpe, registrou o caso na Delegacia Virtual do Amazonas.

Outro caso envolve ainda o uso da imagem de uma defensora pública e a cobrança de R$ 1.000,00. O assistido recebeu uma mensagem via WhatsApp, mas, dessa vez, de alguém que estava passando pela defensora responsável pelo processo dele na instituição.

O Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, lamentou que o nome da Defensoria Pública esteja sendo usado com o objetivo de capacitar os assistidos e reforçar que não há nenhum tipo de cobrança para qualquer um dos procedimentos realizados pela instituição.

“Tomamos todas as medidas internas permitidas para minimizar o número de vítimas que acabam ocorrendo nesse tipo de golpe, mas, infelizmente, sempre somos abordados com mais e mais casos. Chegamos a reforçar os controles de segurança de dados, mas as informações obtidas pelas violações estão disponíveis de outras formas, facilmente acessíveis na internet. É importante que as pessoas desconfiem sempre se houver um contato estranho pelo celular e entrem em contato com as unidades da Defensoria em caso de dúvida”, disse o DPG.

A Defensoria Pública do Amazonas tem um número oficial para que a população entre em contato: 98559-1599 e o 129. Além disso, no sitehttps://defensoria.am.def.br, na aba “Locais de Atendimento”, estão disponíveis todos os números usados pelas unidades ao longo do atendimento.

Foto: Marcus Bessa

Post Relacionado

Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher da DPE-AM oferece orientação jurídica gratuita na Zona Leste de Manaus

victoria Farias

Prefeitura de Novo Airão fornece uniformes aos atletas que vão disputar os 44º JEAS

Patrick da Silva FARIAS

Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) inicia nesta terça-feira (05/12)

EDI FARIAS