Blitz Amazônico
Amazonas

DPE-AM alcança Selo Diamante pelo segundo ano consecutivo e se mantém entre as Defensorias mais transparentes do Brasil

Mais de 8 mil órgãos públicos foram avaliados no levantamento; No Amazonas, instituição também aparece entre as mais transparentes

Pelo segundo ano consecutivo, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) conquistou o Selo Diamante e foi considerada a segunda mais transparente entre as Defensorias do Brasil, conforme o levantamento do Radar Nacional de Transparência Pública da Associação dos Tribunais de Contas do País (Atricon). No Amazonas, a instituição também aparece entre as mais bem avaliadas. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (13).

O Selo Diamante é concedido aos órgãos que se destacam no quesito transparência e apresentam o maior percentual de critérios atendidos na avaliação, sendo a mais alta classificação do Radar. A iniciativa também busca avaliar a qualidade dos dados públicos de cada órgão e estimular o consumo de informações pela sociedade.

Em 2023, o levantamento avaliou mais de 8 mil órgãos públicos brasileiros. Entre as Defensorias, a DPE-AM atingiu o índice de 95,77% e foi considerada a segunda mais transparente do país, ficando atrás apenas da DPE de Rondônia (96,45%).

No Amazonas, DPE-AM também figura entre as seis instituições públicas mais transparentes do estado, resultado que se mantém desde 2022, quando a metodologia foi adotada pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

De acordo com a Diretoria de Controle Interno, este ano, uma série de ajustes foram adotados para manter o alto nível de transparência na aplicação dos recursos públicos e no acesso às informações no Portal da Transparência do órgão. As readequações também foram necessárias para atender à nova metodologia e aos novos critérios, instituídos pelo (PNTP), nesta edição.

Acesso à informação

Além de qualificar os dados públicos e informar o cidadão, o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) busca padronizar os critérios de transparência, auxiliar os controles interno e externo, e facilitar o acesso aos dados públicos.

O programa avalia sites e portais públicos em todo o país, bem como as ações coordenadas de controle interno e entidades do sistema. Para o ano de 2023, os itens de avaliação foram aumentados de 202 para 258 itens, a depender da unidade gestora.

CANAL EXCLUSIVO PARA A IMPRENSA

Faça parte da comunidade DPE Notícias, pelo WhatsApp, o novo canal exclusivo para jornalistas criado pela Defensoria Pública do Amazonas para a distribuição de releases, fotos, vídeos e outros conteúdos para a imprensa.

Para entrar, basta acessar o link https://chat.whatsapp.com/F39Xrs2JRiJKXytK8hJw9m

Foto: Evandro Seixas-DPE/AM

Post Relacionado

Presidente da CNC preside cerimônia da Ordem do Mérito Comercial em Manaus

blitzamazonico

Defensoria Pública constata irregularidades no lixão de São Gabriel da Cachoeira

blitzamazonico

Camarote Outro Patamar de Flamengo x Audax terá open bar, buffet, copo oficial, samba e acesso diferenciado

victoria Farias