Blitz Amazônico
Amazonas

Dois municípios de Roraima e um do Amazonas receberão itinerâncias durante o mês de outubro

Justiça do Trabalho estará presente para dar orientações, esclarecer dúvidas e ingressar com ações trabalhistas sem necessidade de advogado

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) realizará atendimentos em três municípios ao longo do mês de outubro, sendo um no estado do Amazonas e dois em Roraima. A iniciativa, organizada pela Corregedoria Regional do TRT-11, integra a política de interiorização dos serviços da Justiça do Trabalho, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos direitos trabalhistas em regiões distantes das sedes das Varas do Trabalho.

Durante as ações, equipes do TRT-11 estarão disponíveis para orientar e esclarecer dúvidas sobre direitos trabalhistas, verificar a situação de processos em andamento, ingressar com ações na Justiça do Trabalho e realizar atermações, serviço que permite o início de processos trabalhistas sem a necessidade de advogado.

As atividades da Justiça Itinerante incluem atermações e audiências, conforme a programação da unidade responsável. Em algumas localidades, a ação contará com a presença de magistrados, possibilitando atendimento direto à população e reforçando a presença institucional da Justiça do Trabalho nas comunidades atendidas.

Confira a programação no Amazonas:

Maués

Atendimento: 06 a 08/10/2026

Local: Fórum de Justiça

Unidade responsável: Vara do Trabalho de Parintins

Confira a programação em Roraima:

Caroebe

Atendimento: 05 e 06/10/2026

Local: Câmara Municipal de Caroebe

Unidade responsável: 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista

Rorainópolis

Atendimento: 07 a 9/10/2026

Local: Fórum da Comarca de Rorainópolis, Justiça Comum

Unidade responsável: 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista

Como ser atendido

Para receber atendimento, o interessado deve comparecer ao local indicado, nas datas programadas, em horário das 7h30 às 14h30, portando os seguintes documentos: Cadastro de Pessoas Física (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira de Identidade (RG) e o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), que pode ser substituído pelo número do PIS.

Não é necessário estar acompanhado de advogado para ajuizar reclamação trabalhista. Caso já possua advogado, a parte poderá comparecer acompanhada do profissional. Também não é necessário fazer agendamento prévio.

A Justiça Itinerante é uma das principais iniciativas do TRT-11 para garantir que trabalhadores e empregadores tenham acesso aos serviços da Justiça do Trabalho mesmo em regiões de difícil deslocamento, fortalecendo a cidadania e ampliando o alcance da prestação jurisdicional nos estados do Amazonas e de Roraima.

Post Relacionado

Defensoria do Amazonas promove cursos sobre população em situação de rua, violência doméstica e desaparecimento de pessoas

blitzamazonico

Defensoria do Amazonas prepara mutirão de registro civil em aldeia no Vale do Javari

victoria Farias

Escola Superior da DPE-AM realiza doação de 150 quilos de alimentos para abrigo

victoria Farias