Blitz Amazônico
Brasil

Dia da Educação 28 de abril: Como comemorar a data

O Dia da Educação é comemorado em 28 de abril. A data tem o objetivo de estimular o acesso à educação e conscientizar a população sobre a sua importância.

Nesta data, a educação escolar, social ou familiar é celebrada, com foco nos valores que são essenciais na vida em sociedade.

Apesar da associação do Dia da Educação com o ambiente escolar, a educação não deve vir apenas das escolas, que também são um importante instrumento para a formação de crianças e jovens. A data também exalta a família como uma base para a formação educacional.

POR QUE 28 DE ABRIL É O DIA DA EDUCAÇÃO?

ORIGEM DA DATA

A data surgiu em 2000, e o dia foi escolhido quando terminava o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, no Senegal, naquele ano. Foi neste Fórum que o compromisso entre 164 países foi firmado para levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo, com metas estabelecidas até 2030. O evento foi organizado pela Unesco, que reuniu líderes de diferentes países, incluindo o Brasil.

OBJETIVOS

O objetivo do Dia da Educação é incentivar os países a fornecerem uma educação mais inclusiva, igualitária e de qualidade para toda a população. No Brasil, a educação é considerada um direito fundamental social previsto na Constituição Federal, assim como a saúde.

IMPORTÂNCIA

A educação é fundamental para garantir mais qualidade de vida para a população, tanto na busca por uma vida mais digna quanto para proporcionar melhores oportunidades. Além disso, o acesso à educação contribui diretamente para o combate às desigualdades sociais, por exemplo.

A educação de qualidade aparece, inclusive, entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD) da Organização das Nações Unidas (ONU).

DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO – 24 DE JANEIRO

O Dia da Educação é comemorado em 28 de abril no Brasil, mas, no mundo, o dia 24 de janeiro é celebrado como o Dia Internacional da Educação. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em uma Assembleia Geral feita em 3 de dezembro de 2018. Em alguns países, comemora-se no dia 24 de janeiro, e em outros, em 28 de abril.

A definição da data pela ONU foi uma iniciativa para reafirmar uma série de objetivos visando o desenvolvimento sustentável e a paz. Durante a assembleia, ficou definido que o dia 24 de janeiro seria o Dia Internacional da Educação.

No mesmo encontro, a ONU convidou organizações não governamentais, organizações educacionais, institutos acadêmicos, institutos educacionais privados, entre outros, para que atendessem ao seu pedido de celebrar a educação na data mencionada.

O QUE FAZER PARA COMEMORAR O DIA DA EDUCAÇÃO?

No Dia da Educação, as escolas e demais instituições de ensino buscam organizar atividades para reunir a comunidade e promover os valores educacionais para a formação das crianças e jovens.

Entre as atividades, costumam ocorrer ações para ampliar o repertório cultural dos estudantes, como música e arte, além da fomentação da valorização dos profissionais da área da educação.

Além disso, é interessante criar atitudes entre a população para cobrar políticas públicas relacionadas à educação e projetos sociais de inclusão.

DESAFIOS

Como a educação está em constante evolução, o setor enfrenta diversos desafios. Um deles é promover uma educação mais inclusiva, garantindo que todos tenham acesso ao aprendizado, independentemente das origens, limitações físicas, psicológicas ou sociais. Para enfrentar esses desafios, é fundamental cobrar políticas públicas que garantam a igualdade no acesso ao ensino de qualidade, além do investimento em tecnologias que facilitem o acesso.

Outro grande desafio é como adotar novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. A inteligência artificial é um dos caminhos emergentes que têm potencial para transformar a educação, permitindo que professores e alunos possam personalizar a experiência escolar, por exemplo, conforme a necessidade. No entanto, o uso da IA requer uma abordagem cuidadosa, já que a tecnologia pode ter impactos na forma de aprendizagem e interfere, inclusive, na privacidade e segurança dos dados dos alunos.

Dessa forma, o maior desafio da educação é que ela se mantenha evoluindo, acompanhando as mudanças sociais e tecnológicas que vivemos. Isso inclui a mudança do currículo escolar, a formação e capacitação dos professores e a criação de um ambiente escolar inovador. O equilíbrio entre o ensino tradicional e inovações é essencial para manter os valores fundamentais da educação e, ao mesmo tempo, preparar crianças e jovens para o futuro.

Fonte: Terra

Post Relacionado

Rodízio de veículos é suspenso até 6 de janeiro na cidade de São Paulo

EDI FARIAS

Tragédia em AL: “vivemos um luto coletivo”, diz moradora 

EDI FARIAS

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

EDI FARIAS